Sinalizado há muito tempo pela SAD do Braga, podendo mesmo ser encarado com um dos legados de Jorge Jesus, que, antes de rumar ao Benfica, chegou a incluí-lo no lote de jogadores a contratar para 2009/10; Rafael Bastos já pertence oficialmente aos guerreiros do Minho. O jogador brasileiro, de 25 anos, chegou segunda-feira a Portugal e o acordo, acabou por ser alcançado ontem durante uma ronda negocial previsível que juntou o presidente António Salvador, o "manager" Carlos Freitas e os agentes FIFA Adélson Duarte e Fernando Garrido, num dos gabinetes do Estádio AXA. Tudo muito rápido, sem grandes discussões.
Na prática, tratou-se do cumprimento de uma mera formalidade. Assinado o contrato, válido por uma época e meia, e cumpridos os habituais exames médicos, o médio de ataque deverá apresentar-se esta manhã ao serviço, trabalhando, pela primeira vez, com o plantel arsenalista, numa sessão que decorrerá à porta fechada. A grande questão que se levanta agora é saber como Domingos Paciência irá encaixá-lo no onze-base do Braga. Talhado para funcionar como desequilibrador a meio-campo e principal municiador dos avançados, normalmente na posição 10, Rafael Bastos será concorrente directo de Márcio Mossoró e, à partida, não terá vida facilitada, o que será uma agradável dor de cabeça para o treinador arsenalista, que chegou a temer não ter alguém à altura do segundo, em caso de impedimento por lesão ou castigo. Em teoria, seria uma missão lógica para Angelo Peña, mas o jovem internacional venezuelano sub-20 ainda não oferece a confiança ideal para assumir a batuta do ataque.
Principal beneficiado da transferência do uruguaio Luis Aguiar para o Dínamo de Moscovo, Mossoró aproveitou o caminho livre para justificar a fama que granjeou no Brasil, ao serviço do Internacional de Porto Alegre que, em 2007, aceitou emprestá-lo ao Marítimo. Antes da mudança de Carlos Freitas para Braga, chegou mesmo a ser seguido pelo Sporting, mas a transferência acabou por não se concretizar devido ao valor elevado do seu passe. Quanto a Rafael Bastos, é um "velho conhecido" do futebol português, tendo representado com brilho o Belenenses, em 2007/08; e o Nacional, em 2008/09. Após uma breve passagem pelo Vitória da Bahia (Brasil), experimentou o futebol japonês em 2009, ao serviço do Consadole Sapporo, até se desvincular do clube por mútuo acordo.
Fonte: OJogo
Sem comentários:
Enviar um comentário