domingo, 3 de janeiro de 2010
Saviola garante vitória do Benfica por 1-0 sobre o Nacional
O Benfica estreou-se este domingo na defesa da Taça de Liga com um triunfo suado sobre o Nacional da Madeira, por 1-0, graças a novo golo do avançado argentino Javier Saviola.
Depois de ter marcado ao FC Porto, o pequeno jogador do clube da Luz voltou a ser decisivo com um tento aos 79 minutos e garantiu nova vitória ao clube da Luz, na primeira jornada do Grupo C da terceira fase da competição.
Com este resultado, o Benfica, que na temporada passada conquistou a Taça de Liga após uma final muito polémica com o Sporting, assumiu a liderança do Grupo C, em igualdade pontual com o Rio Ave, mas com desvantagem no confronto directo, já que a equipa da Vila do Conde venceu o Vitória de Guimarães por 2-1.
Quando se esperava que o técnico "encarnado" aproveitasse para rodar jogadores, Jorge Jesus surpreendeu e apenas fez uma alteração em relação ao jogo com o FC Porto, trocando Ramires por Fábio Coentrão, mantendo Quim na baliza e a dupla atacante formada por Saviola e Cardozo.
Do lado do Nacional da Madeira, Jokanovic, que ocupa o cargo de técnico principal até ao regresso do adoentado Manuel Machado, preferiu jogar sem um ponta-de-lança de raiz e colocou Amuneke e João Aurélio na frente, apoiados por Ruben Micael e Pecnik.
Com menos público nas bancadas do Estádio da Luz do que é habitual, Carlos Martins assustou Bracali logo aos nove minutos com uma "bomba" de muito longe, que passou perto do poste direito do guardião brasileiro.
O Nacional da Madeira cedo foi obrigado a mexer no "onze", com Rodrigo a entrar para o lugar do lesionado Nuno Pinto, aos 15 minutos. No seu primeiro lance, o avançado colocou mesmo a bola na baliza de Quim, mas o árbitro, erradamente, anulou o tento dos "insulares" por fora-de-jogo.
A jogar contra uma defesa formada por três centrais (Cleber, Tomasevic e Felipe Lopes), o Benfica demonstrou muitas dificuldades na altura de alvejar a baliza de Bracali, enquanto o Nacional da Madeira apresentava-se algo recuado no terreno, sempre à espreita do contra-ataque, mas sem sucesso.
Até final da primeira parte, o encontro não teve grandes ocasiões de golo, com os jogadores de ambas as equipas, por vezes, a mostrarem-se mais interessados em provocar os adversários em vez de procurar o golo.
No regresso dos balneários, Jesus arriscou ao colocar Weldon no lugar de César Peixoto, recuando Coentrão para lateral esquerdo, e o jogo ganhou mais velocidade, com as duas equipas a remataram mais, mas sem nunca acertar no alvo.
Javi Garcia acertou finalmente na baliza, aos 66 minutos, mas o cabeceamento do médio espanhol saiu à figura de Bracali, pouco antes assistiu-sse a um duvidoso lance de grande penalidade.
Aos 78 minutos, Bracali adiou o golo do Benfica com uma fantástica defesa (uma das melhores da actual temporada) a remate de Saviola, mas segundos depois nada pode fazer, quando o avançado argentino, servido de forma exemplar pelo recém-entrado Nuno Gomes, apareceu isolado e "facturou" para o clube da Luz.
O técnico dos madeirenses reagiu ao tento sofrido, colocando Anselmo no lugar de Amuneke, e o avançado brasileiro esteve mesmo perto de refazer a igualdade mas, a pouco mais de um metro da linha de golo, a sua cabeçada falhou a baliza.
Jogo disputado no Estádio de Luz, em Lisboa.
Benfica - Nacional da Madeira, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, Saviola, 79 minutos.
Equipas:
- Benfica: Quim, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, César Peixoto (Weldon, 46), Javi Garcia, Carlos Martins (Nuno Gomes, 79), Urreta (Felipe Menezes, 69), Fábio Coentrão, Saviola e Cardozo.
(Suplentes: Moreira, Miguel Vítor, Shaffer, Luís Filipe, Felipe Menezes, Nuno Gomes e Weldon).
- Nacional da Madeira: Bracali, Patacas, Felipe Lopes, Tomasevic, Nuno Pinto (Rodrigo, 15), Cleber, Salino, Ruben Micael, Pecnik, João Aurélio e Amuneke (Anselmo, 83).
(Suplentes: Elisson, Rodrigo, Pacheco, Abdou, Pavlovic, Anselmo e Edgar Silva).
Árbitro: Olegário Benquerença, de Leiria.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Amuneke (28), Luisão (28), Urreta (33), João Aurélio (45), Felipe Lopes (61), Patacas (68) e Rodrigo (90).
Assistência: Cerca de 15 000 espectadores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Apenas uma ressalva: Manuel Machado já foi demitido do cargo de treinador do Nacional da Madeira. Uma decisão tomada já há algum tempo, e que mostra bem o carácter do presidente do clube ilhéu.
Meu Caro se permite a correcção, Manuel Machado não foi demitido do cargo de treinador do Nacional.
Jokanovic está a substituí-lo temporariamente até ele ficar recuperado do seu estado de saúde como todos nós sabemos.
Jokanovic foi escolhido por ser funcionário do clube, e conhecer muito bem a equipa do Nacional.
Desde já aproveito para desejar as rápidas melhorar ao prof.Manuel Machado e que volte em breve ao comando técnico do Nacional, e que possa continuar a intrometer na luta dos "grandes".
Enviar um comentário