O Beira-Mar somou a 2ª vitória na Liga Zon Sagres, após derrotar, de forma inteiramente justa, a Naval, numa partida com duas partes distintas: Na 1ª, os aveirenses dominaram as operações. Na 2ª, sofreram com a reacção da Naval e com algum desleixo próprio... mas o mais importante foi conseguido: O 2.º triunfo no campeonato e logo frente a um adversário directo na luta pela manutenção!
Leonardo Jardim fez algumas alterações no onze titular (relativamente ao jogo vs Paços): Entraram André Marques e Djamal, saíram Yohan (ate aqui tudo previsível) e Rui Sampaio (meia-surpresa).
Rui Rego; P. Moreira, Kanu, Hugo, André Marques, Djamal e João Luiz (no miolo) Artur na direita, Renan sobre a esquerda, Ronny e Tatu na frente, com este último a descair para a esquerda do ataque.
O jogo começou morno, ritmo baixo, longe das duas balizas. 1º remate digno desse nome pertenceu a Fábio Júnior (Naval), aos 9 mins. Nos 15' iniciais, o Beira-Mar denotou alguma dificuldade para chegar à baliza de Salin. 1ª jogada de grande perigo só aconteceu aos 20' por Ronny. Logo a seguir... surge o penalty: Camora derruba Ronny dentro da área. Artur inaugurou o marcador.
Embalado pelo golo... o Beira-Mar arranca para o seu melhor período no jogo. Passou a dominar por completo as operações a meio-campo. Ao invés... a Naval parecia perdida e demasiado frágil para as exigências da Liga Zon Sagres. 32' - Tatu falha de forma incrível... uma oportunidade de baliza aberta, após passe de João Luiz (marcação rápida de um livre). O avançado brasileiro redimiu-se do falhanço, aos 39': Jogada de contra-ataque, Artur desmarca Leandro Tatu... este isola-se... remata num primeiro momento à figura de Salin mas na recarga amplia a vantagem dos locais.
Ao intervalo, a vantagem dos auri-negros era justa. Melhor equipa em campo, exibição agradável, em especial após o 1.º golo.
2ª parte... foi muito diferente. Talvez pela 1ª metade ter termiando com domínio flagrante do Beira-Mar... os comandados de Leornardo Jardim começaram a relaxar demasiado cedo. Foram lentamente permitindo que a Naval entrasse na discussão do jogo e a lesão de Ande Marques também não ajudou. Ao intervalo... Entraram Yohan para lateral esquerdo e Marinho (Naval) para extremo-direito... e o avançado começou a desequilibrar a contenda a favor dos forasteiros.
O golo da Naval surge aos 59'. Tudo começa numa perda de bola (infantil) de Djamal.... a Naval ganha um canto. Na cobrança deste Godinho acerta na barra... confusão nas imediações da baliza de Rui Rego... e o esférico sobra para Bolívia, que reduz a desvantagem.
Se antes o jogo estava controlado... passou a ser muito complicado para os aveirenses. 62' - Marinho quase empatava. A Naval sobe de produção enquanto o Beira-Mar sentia o golo.
A entrada de Sampaio aos 69' para o lugar de Artur ajudou a establizar a equipa mas os últimos minutos da partida foram de emoção e incerteza no marcador. A Naval teve alguns lances de perigo mas foi Wilson Eduardo, entrou aos 80', que mexeu com o jogo (2 lances de perigo antes do golo 82' e 86').
Aos 90', Kanu complica as coisas e é expulso - acumulação de amarelos - por demora na marcação de uma falta. Como reza o ditado: Tudo está bem quando acaba bem... - Já nos descontos o Beira-Mar chega ao 3.º golo por intermédio de Wilson Eduardo numa jogada de contra-ataque. Alívio no EMA... os 3 pontos estavam garantidos!
A vitória assenta bem ao Beira-Mar. Não obstante o sofrimento da 2ª parte... foi superior à Naval no cômputo geral da partida. Os índices de eficácia/finalização subiram e contribuíram, de forma decisiva, para o 2.º triunfo auri-negro na prova. A Naval vai ter muitas dificuldades para se manter na Liga Zon Sagres. A defesa é muito frágil e expõe-se em demasia (veja-se o 2.º golo do Beira-Mar).
In Mais Beira-Mar (Blogue Parceiro)
Sem comentários:
Enviar um comentário