Análise da jornada




25ª JORNADA
Leiria 1-3 Marítimo
A jornada abria com um duelo entre o Leiria que vinha de 5 derrotas consecutivas e o Marítimo que vinha de 2 vitórias consecutivas, perspectivava-se um encontro equilibrado apesar de as equipas virem de factores de motivação opostos, de um lado o Leiria queria por fim ao jejum de pontos e do outro lado o Marítimo queria continuar a sua saga de invencibilidade.
O jogo começou com o domínio da equipa do Marítimo sempre em busca do golo que acabou por acontecer por volta do minuto 38 golo de Kléber numa altura que o Marítimo já jogava contra 10 unidades do Leiria por expulsão de Paulo Vinicius, e o resultado até ao intervalo não mais se alteraria. Foi uma primeira parte dominada pelo Marítimo, ainda mais após a expulsão e o resultado de 1-0 até parece penalizador para o Marítimo.
A segunda parte trouxe mais do mesmo com um domínio do Marítimo na busca do golo mas aos 51 minutos, o Marítimo ficou reduzido a 10 unidades também, por expulsão de Alonso, e quando tudo parecia equilibrar no jogo jogado, eis que o Marítimo chega ao 2-0 por Djalma, num excelente desenho atacante do Marítimo.
5 Minutos depois, naquele que foi o primeiro lance do Leira, digno de registo, João Silva num bom golpe de cabeça fez o 1-2 e renovava assim as esperanças do Leirienses, que na verdade durou 2 minutos apenas, pois Kléber resolvia o jogo com o 1-3 em mais uma excelente jogada do Marítimo.
Na minha opinião os melhores em campo foi sem dúvida alguma o Kléber pelos golos e entrega ao jogo e também Benachour por toda a visão de jogo e qualidade de passe no último terço do terreno de jogo, com este resultado o Marítimo subiu ao 8º lugar com 31 pontos e está a 3 pontos da Europa, já o Leiria com a derrota desceu para o 10º lugar e tem 30 pontos.
Académica 1-0 Portimonense
Académica chegava a este jogo com um ciclo de 3 jogos sem ganhar e tinha sido também eliminada da Taça de Portugal pelo Guimarães, enquanto o Portimonense vinha de 5 jogos sem perder para o campeonato, antevia-se um jogo onde a palavra equilíbrio seria certamente de se esperar.
Foi um jogo sem grande história e com um futebol muito pobre, valeu mesmo o belo golo de Laionel para a Académica que com esta vitória deu um passo muito importante para a manutenção e volta assim a vencer em casa 5 meses depois, já o Portimonense com este resultado viu-se descer de novo para a lanterna vermelha do campeonato e fica em muitos maus lençóis para tentar a manutenção.
Na minha opinião o Laionel pelo belo golo e pelas várias tentativas de remar contra a maré do mau futebol foi o melhor em campo.
Beira-Mar 1-2 Braga
Encontro entre um Braga na melhor fase da época e um Beira-Mar que vem de um momento inconstante com vitórias, empates e derrotas, dentro das quatro linhas o Braga mostrou vir em busca da vitória e entrou bastante forte no jogo.
Com o avançar do jogo o Braga foi perdendo o fulgor e o Beira-Mar ia equilibrando a partida e foi mesmo o Beira-Mar que chegou ao golo, logo no primeiro remate que visou a baliza de Artur Moraes, o golo foi conseguido por Leandro Tatu, após cruzamento de Artur, onde se notou claramente alguma passividade da defensiva do Braga e foi com este resultado (1-0) que se chegou ao intervalo, a eficácia do Beira-Mar justificava esta vantagem ao intervalo.
Na segunda parte o Braga procurou o golo do empate, tendo mais posse de bola, mas no capítulo da finalização estava totalmente desastrado, consciente disso Domingos decidiu mexer no jogo e acabou por colher os seus frutos, pois aos 68 minutos o Braga chegou ao empate através de um auto golo de Jaime, feito o empate o golo da reviravolta demorou apenas 2 minutos a aparece num excelente lance de futebol em que Meyong marca de calcanhar e fazendo assim o resultado final (1-2).
O Braga vai já na quarta vitória consecutiva no campeonato e subiu ao 3º lugar com 40 pontos enquanto o Beira-Mar mantêm os mesmos 29 pontos e está em 11º lugar.
Na minha opinião o melhor jogador em campo foi mesmo o Meyong pelo excelente golo que marcou e por ter sido preponderante na reviravolta dos Bracarenses.
Rio Ave 2-0 Setúbal
Um jogo bastante importante tanto para uma como para outra equipa, na procura imediata da manutenção, a sorte e a audácia acabou por sorrir ao Rio Ave que fez mais um belo jogo da equipa orientada pelo Carlos Brito, que está a fazer uma excelente segunda volta, em 10 jogos fez 16 pontos.
Os golos do Rio Ave foram marcados por Yazalde e Saulo, aos 23 e 90 minutos respectivamente, com este resultado o Rio Ave garantiu praticamente a manutenção e subiu ao 9º Lugar com 30 pontos, já o Setúbal continua em maus lençóis pois só já tem 4 pontos acima da linha de água.
Olhanense 1-3 Naval
Caso a Naval vencesse relegaria o Portimonense para a lanterna vermelha do campeonato e também para continuar a sonhar com a manutenção, e foi exactamente o que aconteceu uma vitória clara da Naval no Algarve por claros 1-3 em que a grande figura do encontro foi o Bruno Moraes ao apontar 2 dos 3 golos da Naval no encontro o outro golo da Naval foi conseguido por Edivaldo e o tento de honra do Olhanense foi conseguido por Djalmir.
É uma vitória muito importante para manter a chama acesa da manutenção da Naval na primeira liga portuguesa, já o Olhanense desceu para o 13º lugar e continua com os mesmos 28 pontos. Bruno Moraes foi mesmo o homem do encontro com o bis conseguido.
Guimarães 1-1 Sporting
Um dos encontros grandes desta jornada, entre candidatos ao 3º lugar do campeonato, de um lado um Vitória bastante moralizado pela passagem à final do Jamor após ter eliminado a Académica nas meias-finais e do outro lado um Sporting bastante ferido pela derrota por 2-3 em Alvalade na primeira volta com o Guimarães e a realizar uma época muito abaixo das expectativas, onde o 3º lugar será o balão de oxigénio para a época ainda não ser pior.
O Sporting entrou bastante bem no encontro tomando logo conta do encontro desde o primeiro minuto e a não deixar o Guimarães aproximar-se da baliza do Sporting, mas apesar do claro domínio verde e branco os lances de perigo não apareciam, excepção feita aos 14 minutos em que Nilson faz uma boa defesa a remate de Djaló, mas aos 21 minutos Bruno Teles derruba Postiga na área e o árbitro marca penalti que foi concretizado por Matías Fernandez fazendo assim o 1-0 e indo de encontro a como o jogo estava a decorrer.
Manuel Machado não gostava do que estava a ver e não esperou para mudar o esquema do Guimarães tirando João Pedro e metendo Edgar, mesmo com esta alteração o Sporting continuava a pressionar bem e a dominar o encontro no meio campo dos Vimaranenses e só se viu algum vitória em dois lances de maior perigo já em tempo de compensação da primeira parte.
O Guimarães até entrou bem melhor na segunda parte e fez recuar o Sporting até ao seu meio campo defensivo mas também nunca tendo clarividência na hora da finalização, até que, já em tempo de descontos João Paulo faz alguma justiça ao resultado, 1-1, pela segunda parte positiva do Guimarães. Assim com este resultado o Sporting perdeu o 3º lugar para o Braga e o Guimarães continua em 5º a 5 pontos do Sporting. Os homens do jogo foram mesmo os dois guarda-redes fazendo excelentes e seguras exibições.
Benfica 1-2 FC Porto
Já seria o jogo grande da jornada pelas razões normais, mas este clássico ainda se tornava mais importante por tudo o que tinha acontecido ao longo da época passada, desta época e destas 2 semanas anteriores, já não falando da possibilidade de o Porto poder ser campeão no reduto do rival Benfica, algo que na época passada aconteceu ao contrário e que o Benfica não conseguiu concretizar perdendo na altura por claros 3-1 no Dragão, viria a tornar campeão na última jornada do campeonato, por tudo isto era de antever um jogo com os níveis psicológicos de ambas as equipas muito carregados de um lado a possível festa e ‘vingança’ digamos assim e do outro lado o adiar da festa e uma questão de orgulho.
O FC Porto entrou muito bem no encontro dominando logo desde o primeiro minuto e demonstrando também um enorme carácter e poderio psicológico em querer resolver o encontro logo desde o início, e concretizou-se com a ajuda à mistura de Roberto em que Guarín na linha de fundo faz um cruzamento/remate e Roberto deixa a bola ir para dentro da baliza, este golo criou alguma intranquilidade na equipa do Benfica que nunca conseguiu expor o seu jogo da forma mais clarividente, mas o árbitro na minha opinião tentou equilibrar um pouco mais o jogo ao assinalar um penalti (inexistente) por falta de Otamendi sobre Jara no qual Saviola não desperdiçou a oportunidade de igualar a partida, estavam passados 17 minutos.
Apesar de ter consentido o golo do empate o FC Porto não se deixou ir abaixo e pegou novamente no encontro e numa jogada rápida do ataque portista Falcao é derrubado na área por Roberto, Hulk chamado a converter o penalti não falhou e repôs a vantagem de 1 golo no encontro, e foi com este resultado que se chegou ao intervalo.
Na segunda parte mais do mesmo em que o FC Porto entra mais dominante e com vontade de ampliar a vantagem, algo que podia ter acontecido não fosse o Falcao a falhar, isolado perante o Roberto.
O Porto continuava a dominar o encontro e não se via aquele Benfica que fazia e acontecia noutros jogos, mas mais uma vez o árbitro ‘decidiu’ equilibrar mais um pouco a partida e na minha opinião a expulsão do Otamendi é anedótica, Villas-Boas teve que reorganizar a equipa azul e branca tirando Varela e Falcao e metendo Belluschi e Maicon, e a partir daí foi com alguma naturalidade que o Benfica dominou o encontro e acreditava que poderia chegar à igualdade, mas nunca conseguiu traduzir esse domínio em golos e depois até Cardozo foi expulso numa tentativa de agressão a Belluschi, mas já antes tinha tido falta de desportivismo perante uma defesa de Hélton em que o Cardozo deixou o cotovelo para trás, mas continuava o sufoco do Benfica e o Porto sem conseguir sair a jogar, já na parte final o Benfica esteve mesmo perto de fazer o 2-2, mas o Poste direito da baliza de Hélton salvou o Porto, já mesmo a acabar o encontro Rodriguez que já tinha entrado, teve uma arrancada muito boa mas que perante Roberto permite-lhe a defesa.
Foi um resultado justo onde o Benfica me surpreendeu pela negativa pois o fulgor de outros jogos não foi mostrado neste encontro e o Porto fez uma exibição bastante convincente e consistente, já a arbitragem esteve bastante mal no penalti para o Benfica, na expulsão de Otamendi e o Moutinho também se tivesse sido expulso numa entrada durinha que teve não me chocaria.
E assim a 5 jogos do fim o Porto conseguiu o objectivo principal da época juntando assim o título de campeão nacional ao título da Supertaça e assim pode encarar agora a Liga Europa e a segunda mão da taça de uma forma mais confortável.
O Porto teve vários elementos preponderantes neste desafio mas para mim, Hélton e Rolando foram os que estiveram em grande destaque.
Nacional 1-0 Paços de Ferreira
Foi o jogo que encerrou a jornada onde de um lado estava o Nacional à procura da Europa e um Paços em fase decrescente a nível de resultados. O jogo foi bastante equilibrado e apesar das enumeras oportunidades junto das balizas Cássio e Bracalli exibiram-se a um excelente nível e tudo parecia encaminhar-se para um empate sem golos, mas aos 84 minutos Edgar Costa num golo de belo efeito, desfez a igualdade e deu a vitória importante ao Nacional, foi o seu primeiro golo neste campeonato, oferecendo assim a primeira vitória em casa para o novo treinador do Nacional, Ivo Vieira.
A vitória do Nacional, colou-os ao Guimarães no 5º Lugar enquanto o Paços desceu para o 7º Lugar e fica assim um pouco mais longe da Europa. O melhor jogador em campo foi mesmo o Edgar Costa pelo golo importante.