domingo, 23 de agosto de 2009

Porto recebe Nacional

Boas, pessoal.

No meu primeiro post irei fazer a antevisão ao jogo de logo à noite, no qual o Porto recebe o Nacional da Madeira.

Ora, bem. O Porto vem de um empate cuja exibição foi bastante fraca em termos técnico-tácticos (o que é de certa maneira normal com o pouco tempo de trabalho do grupo) mas que revelou que a equipa tem muita garra de campeão (ao contrário de outros que jogam "à campeão" quando não ganham um campeonato há cinco anos) em que todos os jogadores suam ao máximo a camisola.

Penso que o jogo não vai ser nada fácil. Antes pelo contrário, o Nacional veio moralizado devido à magnífica vitória sobre os milionários russos do Zenit e certamente quer prosseguir com a senda de vitórias. Este jogo depende muito se o Porto marca primeiro ou não. Tal como no ano passado, a equipa é talhada para jogar com ataques rápidos, explorando a velocidade e eficácia das suas transições de defesa-ataque. Porém, quando o adversário se fecha as coisas complicam-se um pouco. Por isso, penso quem marcar primeiro vai ter uma grande vantagem, pois o Nacional também tem contra-ataques muito bons e sabe explorá-los com qualidade.


Como sabem, o Porto não pode contar com Hulk (quero ver se quando outros jogadores disserem que foram agarrados o "Xistrema" também os vai amarelar, mas enfim), que viu esta semana o seu estatuto na equipa ser melhorado, com um aumento salarial e uma nova cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, a quarta ou quinta maior do mundo. Varela deve ser certamente o escolhido para o substituir e espero bem que o professor não meta o Farías a titular. Falcao já mostrou que, apesar de estar longe da qualidade do "todo-o-terreno" Lisandro, sabe movimentar-se bem, sabe jogar de costas para a baliza e é um grande finalizador. Não é um sobredotado tecnicamente e não é muio rápido, mas move-se muito bem na área e à volta desta e luta muito na recuperação da bola.

Depois temos Fucille e Rolando que têm estado muito mal. Eu não hesitaria e punha Spaunaru ou Miguel Lopes a lateral direito e punha Maicon a defesa central direito. Mas o professor costuma ser teimoso e deverá manter os dois habituais titulares. Maireles está em muito má forma, pode ser que este descaso seja bom e que esteja melhor, mas espero que Valeri possa jogar 15 ou 20 minutos porque este rapaz tem muita classe. É um jogador parecido física e tecnicamente com Lucho, ao passo que Bellushi é um jogador que me faz lembrar muito o Roger do Benfica, um jogador muito bom com a bola nos pés, com um grande remate, mas em termos tácticos muito diferente do antigo 8 do Porto. Bellushi é muito mais um "10", que resolve bem na frente, do que o "8" que o Porto precisa para ligar o ataque à defesa, como Lucho fazia.

Rodriguez é a grande novidade nos convocados, mas teve algum tempo parado, por isso penso que não deverá ser utilizado, pelo menosa titular.

Sendo assim, o onze escolhido por Jesualdo deverá ser:

-------------------------------
Helton

Fucille Rolando Alves Pereira

Fernando

Belluschi Meireles

Mariano Falcao Varela
--------------------------------


Bem, não espero uma grande exibição, espero sim muita atitude e que se lute até ao fim como é característico das equipas portistas. Espero que João Ferreira, com muitos ou poucos erros, não tenha a dualidade de critérios do Xistrema. Não creio que se sinta muito a falta do Hulk, pois Varela e Mariano (apesar de não saber cruzar) são bons desiquilibradores.

À noite farei a análise do jogo.

Força Porto!

Abraços



Sem comentários: