domingo, 19 de dezembro de 2010

Beira-Mar vence Guimarães após reviravolta

Grande jogo no EMA, "electrizante", com direito a (sucessivas) alternâncias e reviravoltas no marcador. O Beira-Mar fecha com chave de ouro o ano de 2010, já de si... inesquecível no plano desportivo. Mais três preciosos pontos conquistados por uma equipa que nunca desiste e que é motivo do nosso maior orgulho!
A grande novidade no 11 de Leonardo Jardim foi a presença de Ruben Lima, que alinhou como médio. Renan manteve-se a lateral.
O Vitória começou por assumir as despesas do jogo, ter mais tempo de posse de bola, enquanto o Beira-Mar explorava o contra-ataque. A jogar no erro do adversário, o Beira-Mar era mais perigoso do que os forasteiros. Ao cabeceamento de Douglas (2 mins.)... os auri-negros responderam com remate à barra de Djamal e jogadas perigosas de contra-golpe aos 12' e 14'. Num livre sobre a esquerda junto à área, Renan bate forte... Tatu oportuno e livre de marcação desvia para o golo!
O Vitória sente o golo e só por volta da meia-hora... recomeçou a "carregar" sobre a baliza de Rui Rego. 3 lances de golo, com Edgar sempre como protagonista: 2 vezes a rematar, 1 a assistir Douglas, Pedro Moreira cortou para canto. Até ao intervalo, os auri-negros, seguros a defender e a fazer uso da sua organização, conseguiram segurar a vantagem.

A 2ª parte começa com um "vendaval ofensivo" dos vimaranenses. Vários lances de perigo. Douglas (de cabeça), Edson (remate perigoso). Bruno Teles (quer em cruzamentos ou remates). Tudo isto em cerca de 10 minutos. Faouzi revolucionou o ataque vitoriano.
O golo do Vitória parecia uma questão de tempo... mas o que não contávamos era que viesse em dose dupla! 1.º num lance confuso na área Edgar empatou, aos 68'. Nota para o facto de William, que tem intervenção na jogada, estar em fora-de-jogo. 2 minutos depois, o Vitória de Guimarães demonstrava, uma vez mais, a sua perícia em "reviravoltas" no marcador nas segundas partes. Pereirinha, após jogada de Faouzi colocava os visitantes pela primeira vez na frente do placard.

O jogo parecia sentenciado. O Vitória demonstrava superioridade, o Beira-Mar parecia desgastado e desalentado com a marcha do marcador... até que, aos 80', Edson Sitta resolve complicar... e vê o 2.º amarelo. Leonardo Jardim, que já tinha lançado Wilson Eduardo para o lugar de Ronny (não gostou de ser substituído), aposta em Maranhão e Wang Gang (tudo por tudo). Os auri-negros voltam a acreditar que é possível "sacar" algo do jogo... e na "raça" empatam! 84', Leandro Tatu serve Wilson Eduardo que encosta para o fundo das redes de Nilson.
Apenas 4 minutos depois..., aos 88', Wilson bisa na partida, após ficar isolado diante do guardião contrário. Final épico no EMA! Agora era a vez do Beira-Mar dar uma "cambalhota" no marcador! Os jogadores do Vitória de Guimarães perderam a cabeça nos minutos finais e João Alves foi expulso por ter agredido um adversário.

Que dizer?... Grande, grande jogo. Pleno de emoção e drama. Julgamos que era impossível existir melhor forma de terminar um ano (tão) grandioso para o Beira-Mar. Com este triunfo, os auri-negros cimentam a sua posição na tabela classificativa em "águas mais do que tranquilas" e assumem o estatuto de "equipa-sensação" da prova!

Sem comentários: