domingo, 5 de dezembro de 2010

Rio Ave e Beira-Mar empatam a uma bola

Num jogo marcado pelo mau tempo (vento e chuva) e num relvado encharcado, Rio Ave e Beira-Mar dividiram pontos. Resultado inteiramente justo, considerando o equilíbrio entre as duas equipas.
Leonardo Jardim, como era previsível, fez regressar André Marques ao 11 inicial (e à lateral esquerda). Renan subiu para o meio-campo. Meia-surpresa a inclusão de Rui Varela na frente de ataque ao lado de Tatu. Beira-Mar alinhou em 4-4-2 losango. Sérgio Oliveira preterido (relativamente ao jogo vs Benfica).

O Beira-Mar, a favor do vento na 1ª parte, entrou muito bem na partida. Apesar de jogar fora de portas... não teve qualquer receio de assumir as despesas de jogo e dominou/controlou as operações nos minutos iniciais. Face às condições metereológicas e ao estado do relvado, assistiu-se a um jogo muito disputado a meio-campo, de luta, “antes quebrar do que torcer”.

O Rio Ave, lentamente, foi equilibrando e João Tomás e Éder obrigam Rui Rego a defesas atentas (21’ e 22’). O Beira-Mar, sempre a jogar “olhos nos olhos” responde, aos 31’, por Rui Varela, de cabeça, após cruzamento de Rui Sampaio na direita e no minuto seguinte Djamal rematou para Paulo Santos defender a punhos.

Emoção nos minutos finais da 1ª parte: Aos 38’, a melhor oportunidade para os auri-negros: Renan arranca pela esquerda, cruza... João Luiz, em boa posição, desvia.... e a bola passa a rasar o poste! o Rio Ave ameaçou aos 44' e 45' com cruzamentos perigosos de Tiago Pinto e Bruno Gama, a que, no entanto, Yazalde e João Tomás não corresponderam.

Ao intervalo, o nulo ajustava-se na perfeição. Pouco futebol (também pudera!) mas destacamos a boa atitude dos aveirenses. Nunca virou a cara à luta e procurou sempre alvejar a baliza contrária.

Para a 2ª parte estavam reservados os golos e a chuva! Meu Deus... que grande molha apanhámos! ;)) Os locais, agora a favor do vento, entraram muito forte. Logo aos 46’ Yazalde falha um golo na cara de Rui Rego mas no minuto seguinte... Livre marcado por Bruno Gama, confusão na área... a bola sobra para Yazalde que inaugura o marcador. A festa vilacondense durou pouco tempo. 3 minutos depois, canto a favor do Beira-Mar, Paulo Santos sai mal... e a bola sobra para Tatu que empata a partida!

Com os golos... a partida ganhou interesse, “bola cá, bola lá”, João Luiz não aproveita mais uma saída de Paulo Santos e pouco depois dão-se os 2 casos do jogo: 2 golos anulados, um para cada equipa. 60’ – jogada de Renan pela esquerda, cruzamento para Tatu que encosta para o fundo das redes. Segundo o auxiliar, o avançado brasileiro estava em posição de fora-de-jogo. Pelo mesmo motivo, João Tomás viu, aos 65’ um golo ser anulado, depois de ganhar duelo/disputa de bola com Rui Rego.

A partir daqui, o jogo caiu de intensidade e o Beira-Mar começou a pensar em segurar o empate. Nós, na bancada, com tanto vento e chuva... só pedíamos o fim do jogo :))) O resultado final, para além de ser justo » equilíbrio, número de oportunidades (para cada equipa) semelhante, igualdade até nos casos do jogo (1 golo anulado para cada lado) é bom para as aspirações dos aveirenses na prova. Mais um ponto somado fora de portas e frente a uma equipa do “mesmo campeonato”.

Sem comentários: