terça-feira, 1 de março de 2011

A Pilha

Aqui estou eu a escrever mais uma crónica, como todos sabemos uma pilha tem a sua carga positiva e a sua carga negativa, e perguntam vocês o que é que uma pilha tem a haver com futebol nacional, ao qual eu respondo que é uma metáfora que serve para enquadrar um pouco o nosso campeonato nacional utilizando as características de uma pilha, também ele tem uma carga positiva e uma carga negativa. O campeonato entrou agora no último terço do campeonato, ou seja a fase onde acontecem todas as decisões inerentes a um campeonato, quem desce, quem vai há Europa, quem é campeão, a surpresa e a desilusão.


Como podem ver nesta imagem da classificação geral dividia em 2 partes, a preto a carga negativa e a laranja a carga positiva, tal e qual como uma simples pilha.

Carga Negativa

Então começando pela carga negativa, no topo desta carga temos o Sporting que apesar de há 2 anos para cá estar num ciclo bastante tenebroso tanto de gestão danosa como a nível desportivo ainda consegue estar no topo desta carga, só mostra o porquê de ter feito esta divisão de cargas, comparando com os campeonatos mais fortes à 21ª jornada, em Espanha estaria em 7º lugar, em Inglaterra em 6º Lugar e em Itália em 8º lugar, o que só comprova o fraco campeonato que existe em Portugal. A título de curiosidade o Sporting consegue estar mais perto do último lugar e consequentemente despromoção do que do primeiro lugar. Mas apesar de da carga negativa ser o pior tenho de deixar uma palavra a uma equipa que tem feito um campeonato extraordinário que é o Paços de Ferreira, e sinceramente considero que poderá chegar ao cimo desta carga a continuar assim. Este Paços é uma equipa bastante competente, com um plantel equilibrado e tem vindo a fazer grandes jogos e nos últimos anos tem feito uma ascensão no futebol português bastante consistente, a rever no futuro. Sendo assim esta carga tirando uma ou outra equipa e um ou outro jogo é a carga negativa da Liga Zon Sagres.

Carga Positiva

Se por um lado a carga negativa é o mau, digamos assim do futebol português, a carga positiva é o muito bom do campeonato Português e nesta parte temos 2 equipas o FC Porto e oBenfica que na minha opinião nestes últimos 2 anos e sinceramente num futuro próximo serão sempre os naturais candidatos ao título. Estas duas equipas, apesar de de uma orçamento encolhido perante os tubarões Europeus, praticam um futebol de dimensão Europeia, e qualquer adepto de futebol gosta de ver um jogo como o que FC Porto fez com o Braga na 1ª volta em que recuperou 2 vezes da desvantagem no marcador e acabou por conseguir obter uma vitória importante conseguindo aliar ao bom resultado uma grande exibição, ou até como a vitória doBenfica contra o Marítimo nos últimos da partida onde os jogadores não deitaram a toalha ao chão onde mostraram garra, querer e vontade. E aconteça o que acontecer são as 2 melhores equipas do campeonato português, mesmo tendo os seus momentos menos bons, como o início do campeonato do Benfica e que nunca deitaram a toalha ao chão, as lesões do Porto e onde tremeu e nunca chegou a cair e quando era preciso mostrar que estava vivo mostrou.

Para concluir cito uma frase célebre "É disto que o meu povo gosta." Agradeço a quem inventou ao futebol, são aqueles 90 minutos, seja no estádio, no sofá, no café em que esquecemos tudo e vibramos com um golo, choramos com uma derrota, ficamos frustrados com um falhanço, mas é a paixão. VIVA o Futebol!

Escrito por Nunes

Sem comentários: