sábado, 10 de abril de 2010

Beira-Mar 1-1 Santa Clara

O Beira-Mar recebeu o Santa Clara dos Açores, terceiro classificado da Liga Vitalis e não foi além de um empate a uma bola, mesmo tendo jogado em superioridade numérica desde o minuto 56.
A equipa da casa teve logo um contra-tempo no aquecimento, onde Artur se lesionou, sendo substituído por Wang Gang. Nota para a titularidade (esperada) de Yohan face ao impedimento de Djamal, o regresso (também esperado de Élio ao 11 inicial) e a manutenção de Pedro Araújo na esquerda do ataque. Quer queiramos quer não, ter Yohan»Élio»P.Araújo em simultâneo limita a criatividade e jogo ofensivo da equipa.
Assistiu-se a um jogo calculista (excepto no quarto de hora inicial) entre duas equipas organizadas, raras vezes bem jogado.


O Santa Clara entrou melhor na partida e no seu primeiro remate à baliza, Leandro Tatu inaugurou o marcador (6 mins.). Era um balde de água fria para os mais de 2800 espectadores que hoje se deslocaram ao EMA.
O Beira-Mar não baixou os braços e na sequencia de um canto, Kanu, ao segundo poste remata de cabeça e restabelece a igualdade. Empate que se justificava, e que o Beira-Mar vinha a procurar, a bem da verdade, nem sempre da melhor maneira. Uma das razões para tanto prende-se com a lesão de Djamal a meio da semana. Yohan Tavares entrou para o seu lugar, mas nunca foi a mesma coisa. Tavares não consegue construir jogo, e a equipa ressente-se disso. Tudo foi demasiado lento e previsível na fase de construção do jogo ofensivo. Por outro lado, temos de reconhecer que neste momento há jogadores que estão longe do seu melhor momento de forma, apresentando algum desgaste acumulado. Exemplo: Igor Pita e Rui Varela.
Na 1ª parte, destaque para uma arrancada de Wang, que leva o árbitro a mostrar o amarelo ao defesa esquerdo dos açoreanos - Stopira (41 mins.)


Na segunda parte, o Santa Clara (re)entrou bem na partida, muito compacta, organizada, e com dois homens na frente sempre perigosos. O Beira-Mar mantinha algum desacerto no capítulo do passe, o que implicava que as jogadas de ataque se perdessem.
Aos 56', após mais uma arrancada de Wang Gang, Duarte Gomes expulsa Stopira, por acumulação de amarelos. A jogar com mais um... pensou-se que tudo seria mais fácil para a equipa aveirense. Puro engano.


O Beira-Mar teve algum ascendente logo após a expulsão, mais tempo de posse de bola mas nunca conseguiu criar verdadeiras situações de perigo. Nos ultimos minutos, o Santa Clara equilibrou e teve uma ou outra oportunidade de golo, por exemplo - Renan aos 79', conseguindo, assim, levar um ponto de Aveiro.


O empate (o 1.º em casa na Liga Vitalis) deixa tudo em aberto no que à subida diz respeito. Mesmo que o Portimonense vença amanhã, o Beira-Mar manterá a liderança, (neste caso) em igualdade pontual. Claro está que fica algum amargo de boca por não termos ampliado a vantagem sobre um adversário directo, jogando em casa e em superioridade numérica durante grande parte do 2.º tempo.
No entanto, convém assinalar que os nossos rivais (Portimonense, Sta. Clara, Oliveirense e Feirense) ainda vão ter jogos muito complicados até final e certamente também irão perder pontos nas próximas jornadas (faltam 4 - 12 pontos em disputa).

In: Mais Beira-Mar

2 comentários:

Tiagomfc disse...

continua uma luta renhida pela subida à Liga Sagres e é pena que so duas equipas o possam fazer, pois ate ao momento ja pelo menos 4equipas mostraram que merecem a subida.
Uma das equipas em que aposto é no beira-mar, mas sei que para o santa clara foi frustrante o que aconteceu na epoca passada e tudo farao para regressar ao principal escalao.
Mas nao sera facil para nenhuma das duas equipas.

cumprimentos

Anónimo disse...

O texto aqui escrito não conresponde a verdade na totalide, nós Açoreanos já estamos habituados com tudo e todos a este respeito.

Na subida: que suba à liga Sagres as equipas que conquistar mais pontos até ao final da época, sem jogadas de bastidores.

Bem haja

red boys on fire