segunda-feira, 26 de abril de 2010

Beira-Mar 1-2 Penafiel

Nervosismo inibidor e comprometedor

O Beira-Mar continua na senda de desperdiçar oportunidades para se distanciar da concorrência e assegurar a subida, o mais rápido possível. Numa tarde para esquecer, o nervosismo, em momento decisivo, apoderou-se dos jogadores, que voltaram a repetir os erros das derrotas caseiras frente a Fátima e Freamunde.

Conhecedor dos desaires de Portimonense e Santa Clara, com tudo a seu favor para marcar 3 pontos e alargar a vantagem de forma decisiva rumo à subida, o Beira-Mar, em casa, falhou novamente. Parece que quanto mais fácil, em teoria, é a missão para os auri-negros... na prática... mais difícil se torna. A equipa está espremida, desgastada e perante determinados condicionalismos não consegue pensar o jogo.

Leonardo Jardim fiel ao seu sistema de jogo fez regressar Kanu e Sampaio ao onze, P. Araújo jogou a lateral esquerdo, Rondon na ponta esquerda e Pimenta atrás do ponta de lança.

Com 3050 espectadores nas bancadas, assistiu-se a uma primeira parte de fraco nível, jogada em ritmo lento.

Enquanto que os forasteiros, embora na expectativa e apostando no contra-golpe, jogavam de forma descomplexada e iam fazendo o jogo que mais lhes interessava, os aveirenses acusavam a pressão de vencer e parecia que a bola queimava nos pés. Muitos passes errados, ninguém a assumir o jogo... e o tempo foi passando com a contenda a ser disputada no meio-campo, longe de ambas as balizas.

O nulo ao intervalo justificava-se pela desinspiração dos locais na construção de jogo ofensivo. (ainda antes do intervalo houve um golo anulado a Rondon por alegado empurrão deste sobre um defesa contrário)

A 2ª parte foi diferente. O Beira-Mar reentrou bem na partida, pôs o pé no acelerador, passou a explorar os flancos e conseguiu (finalmente) criar lances de perigo. Remate de Varela, mais um golo anulado e uma boa investida de Rondon pela esquerda faziam adivinhar o golo dos locais, que veio a surgir aos 59’. Na sequência de uma bola parada, Kanu saltou mais alto do que todos e de cabeça inaugurou o marcador. A boa entrada na 2ª parte dos auri-negros era justamente recompensada. O EMA respirava de alívio. O Beira-Mar estava na frente do marcador...

Só que a vantagem não durou muito. O Penafiel sem nada a perder ou a ganhar reagiu, através de remates de Michel e Alex Garcia. Aos 69’, substituição no Beira-Mar: sai Artur e entra Élio. No lance imediato – marcação de uma falta à entrada do meio-campo aveirense, a bola é despejada para a área e Elizio também de cabeça empatou a partida. Balde de água fria... Leonardo Jardim reage e pôe Yartey (que esteve para entrar quando estava 0-0) no lugar de Pimenta.

E a partir daqui... meus amigos... foi para esquecer. O Beira-Mar acusou o golo e voltou ao nível a que tinha jogado na 1ª parte. Sem ligação entre os sectores, a falhar no passe e sem clarividência nenhuma. Constantes precipitações derivadas do nervosismo que se apoderou da equipa.

E as coisas podiam ficar por aqui. Por um empate que castigaria o jogo menos conseguido do Beira-Mar esta tarde. Mas não. Tal como contra o Fátima... o guardião tem um lance infeliz que dita o resultado final: Atraso de Pedro Moreira para Bruno Conceição, este domina mal a bola e permite a Michel (bom jogador) com a baliza deserta dar a cambalhota no marcardor.

Injusto para o Beira-Mar? Quem anda à chuva molha-se e o Beira-Mar pelo que não fez durante quase toda a partida (salvaram-se os 20 minutos iniciais da 2ª parte) pôs-se a jeito.

Pois bem... esta derrota que vai custar a digerir durante a semana, dita a perda da liderança para a Oliveirense (que é a grande vencedora desta jornada).

Insistimos: Continuamos a depender só de nós para subir de divisão, continuamos a ter o calendário mais favorável mas parece que não nos damos bem com esta situação. Está a faltar “killer instinct” aos comandados de Leonardo Jardim para resolver a questão da subida. Ao invés, vão perdendo margem de manobra nas últimas jornadas, quando tinham tudo a seu favor. 3 pontos separam os 5 primeiros!

Próxima jornada... escaldante: Feirense x Oliveirense; Portimonense x Varzim; Gil Vicente x Santa Clara e Aves x Beira-Mar.

Apoio de todos e vitória nas Aves precisa-se!

Nós continuamos a acreditar! Força Beira-Mar!

In: http://maisbeira-mar.blogspot.com/

Sem comentários: