quarta-feira, 28 de abril de 2010

Liga Vitalis: A semana de todas as interrogações

As derrotas de Beira-Mar, Portimonense e Santa Clara na 28ª jornada vieram baralhar ainda mais as contas da Liga Vitalis, no que à subida de divisão diz respeito. 3 pontos (apenas) separam os cinco primeiros! E, como sabemos, apenas sobem dois.

Feirense e Oliveirense, vencedores da ronda 28, defrontam-se na 29ª jornada, num derby distrital que se adivinha escaldante! Santa Clara e Beira-Mar têm, ambos, deslocações de elevado grau de dificuldade, viajando, respectivamente, a Barcelos e às Aves. No plano teórico (que tem valido pouco nestas últimas semanas) é a vez do Portimonense ter a tarefa mais fácil, ao receber o Varzim. Os algarvios já anunciaram que a entrada para o jogo será gratuita, por forma a garantir o maior número de apoiantes possível.

Domingo aconteceu o impensável. Esperavamos um Beira-Mar galvanizado para “matar” as contas da Vitalis a seu favor, até porque Portimonense e Santa Clara já tinham perdidos os seus jogos... mas deparámo-nos com uma equipa nervosa, cansada e desgastada, incapaz de assumir o jogo e controlar a partida, frente a um tranquilo Penafiel. Os auri-negros ainda conseguiram, com alguma dificuldade, chegar à vantagem mas deixaram-se ultrapassar com um golo de bola parada e uma fífia momumental de Bruno Conceição (mais uma).

O Beira-Mar está, actualmente, muito longe do nível a que nos habituou ao longo da prova, durante a qual, na maioria dos jogos, imprimia um ritmo alucinante, sobretudo nas segundas partes das partidas, quando os adversários (já) estavam de rastos. Está a pagar (caro) a factura desse esforço, bem como a utilização reiterada dos mesmos 13/14 jogadores ao longo da época. O núcleo duro de Leonardo Jardim está nos limites, em especial as unidades que anteriormente faziam a diferença. Por exemplo, Sampaio, Yartey e até Wang Gang estão longe da melhor forma.
Com a equipa assim aparentemente tão frágil... o que se pode esperar do jogo das Aves? Bruno Conceição tem condições para manter a titularidade? O Beira-Mar vai subir de divisão ou vai morrer na praia? E o que acontecerá ao clube se a equipa não subir?

De facto, esta semana (até Sabado, pelas 19h15) será certamente a semana de todas as interrogações, de todas as dúvidas e de todas as rezas por parte dos aveirenses.

Vamos por partes:
Quanto a nós, Bruno Conceição não tem condições para defender nas Aves. O golo sofrido é inadmissível e já não foi o 1.º frango comprometedor nesta temporada. A experiência de Palatsi poderá ser uma mais valia num partida absolutamente decisiva. Tem a palavra Leonardo Jardim.

Quanto ao Aves x Beira-Mar: Acreditamos na equipa e convém lembrar que o Beira-Mar tem estado num plano razoável nos jogos fora (melhor do que nos últimos jogos em casa), uma vez que joga de forma mais compacta do que nas partidas caseiras. Nos últimos 3 jogos – 2 empates (Chaves e Barcelos) e 1 vitória (Trofa). A última derrota foi em Oliveira de Azeméis a 20 de Fevereiro do corrente ano.

Para o Beira-Mar continuar a depender apenas de si proprio terá de vencer o Desportivo das Aves. O empate pode não ser suficiente. Obrigará a fazer contas e a ter em atenção o desenrolar das restantes partidas. A derrota... bem... é melhor nem pensar...
É que para agravar o cenário, nunca o clube esteve tão dependente da bola bater na trave... e entrar... como agora. A jogada da Comissão Administrativa na última Assembleia Geral, ao mudar de rumo e assumir a disponibilidade (para surpresa dos presentes) para continuar a gerir o clube mesmo sem SAD, foi de alto risco. Toldada pelo sucesso e pelos elogios à sua actuação deu como garantida a subida de divisão, a qual era bem mais provável na Sexta-feira (data da realização da AG) do que é hoje. Sem pormos em causa a boa vontade dos actuais dirigentes, duvidamos dos números projectados pela CA para a próxima época (mesmo com subida de divisão). E com a surpresa de Domingo passado... a CA está refém (em absoluto) dos resultados da equipa de futebol profissional nestas duas últimas jornadas e no fio da navalha - entre a glória e a desgraça.
Esperamos, para o bem de todos, que a lógica volte a imperar e o Beira-Mar regresse às vitórias.
Mas atenção: Caso a subida (como esperamos) seja alcançada, esta CA ou quem assumir os destinos do clube... que pense, reflicta seriamente na necessidade de restruturação do SC Beira-Mar. Parece que ainda não aprendemos nada com a crise que vivemos nos últimos meses do ano de 2009.

In: Mais Beira-Mar

Sem comentários: