quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Liga Europa: Sevilha - FC Porto (1-2)




Como já era de esperar o FC Porto teria que ter espírito de sofrimento para bater este Sevilha, 'ferido' no orgulho, após um campeonato muito aquém das expectativas, e aquando das confirmações dos '11' títulares verificou-se uma má notícia Radamel Falcao nem no banco estava, o melhor marcador da Liga Europa com 7 golos ainda não estaria na melhor forma e André Villas-Boas decidiu não arriscar, até porque a 2ª mão é já para a semana.

O FC Porto entrou bem no jogo a controlar bem os espaços e a posse de bola e instalando-se nos primeiros minutos no meio campo defensivo do Sevilha onde exerceram bastante pressão que dificultou a transição e organização da equipa Sevilhana. A partir dos 15 minutos a equipa do Sevilha equilibrou um pouco mais a partida e inclusive aos 18 minutos teve um lance de bastante perigo na área portista, por Luís Fabiano, mas que Rolando resolveu para canto com um excelente corte.

Apesar do trio de ataque azul e branco (James, Hulk e Varela) ser bastante móvel até ao intervalo nunca conseguiu agarrar de novo o controlo de jogo e criar lances de perigo.

Na segunda metade o Sevilha veio com mais fulgor, mas acabou por ser o FC Porto a inaugurar o marcador, após livre bem marcado por James Rodríguez, Rolando antecipou-se à defesa contrária e foi só encostar para o fundo das redes. Na minha opinião penso que o lance é algo duvidoso, mas em caso de dúvida deve-se beneficiar sempre o ataque. Após o golo portista, o Sevilha tomou conta dos acontecimentos criando alguns lances de golo e onde o FC Porto sentia bastantes dificuldades na construção de jogo e foi com alguma naturalidade pelo momento do jogo que o Sevilha chegou mesmo ao golo por Kanouté após uma cobrança de um livre de Rakitic que na minha opinião Kanouté fez falta sobre Otamendi.

O Sevilha sentia-se motivado com o golo e continuou o seu domínio e teve bastantes oportunidades e só não chegou ao 2-1 porque estavam numa noite algo desinspirada no capítulo da finalização e porque também Hélton realizou um bom par de defesas.

Até que o FC Porto num contra ataque iniciado por Belluschi que passa para o Cristián Rodríguez e isola-se mas não consegiu passar pelo guarda-redes Palop e a bola sobrou para o Guarín que fez o 1-2, um pouco contra a corrente de jogo que nos últimos minutos tinha sido dominado pelo Sevilha.

Para concluir penso que apesar da exibição algo cinzenta do FC Porto e alguma sorte é uma vitória justa e onde destaco a enorme exibição do Rolando que esteve irrepreensível, marcando um golo e a nível defensivo bastante consistente. O FC Porto continua imbatível esta época na nível Europeu com 8 vitórias e 1 empate.

Sem comentários: