terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sporting 0 - 2 Benfica, Crónica.

Bem, penso que o resultado é justo. O Benfica venceu o Sporting sem grandes problemas e continua a manter viva a luta pelo título. O Sporting não esteve à altura da tradição. O Sporting há muito que não se comporta como um grande e isso entristece-me muito. Acho que todos temos os nossos limites e custa semana após semana ver sempre a mesma miséria.

O Benfica partia como favorito e, na minha opinião, provou isso. Entrou forte, com um Gaitán muito endiabrado (pudera, com o espaço que lhe deram...), que conseguia fazer sempre boas movimentações quer com Coentrão, quer com Saviola. Havia um domínio muito grande no meio-campo e os centrais permaneciam tranquilos lá atrás. E depois chegava o golo. Golo esse que foi estúpido, muito estúpido. Depois de sucessivos passes entre a defesa e o Guarda-Redes, a bola cai em Gaitán que cruza a bola e Sálvio antecipa-se a Grimi fazendo o 1-0. Só visto!!!

Com apenas 15 minutos, já dava a sensação que o jogo se tinha resolvido. Porque o Benfica fazia o que lhe competia, mas o Sporting nada fazia. Nada de nada! E é isso que dói, a falta de paixão pelo jogo, a falta de garra... Principalmente, a falta de Sportinguismo. Matías era dos únicos que tentava fazer algo lá na frente, Postiga sempre sozinho, depois Cristiano e Djaló são aqueles jogadores que simplesmente não deviam estar no onze. Sim, porque o Paulo Sérgio prefere o Djaló ao Salomão... também, desse homem já nada me surpreende.

Enfim, degradante, triste... Custa muito enumerar estes adjectivos a um clube como o Sporting.

À passagem da meia-hora, Djaló começava a aparecer na esquerda. Parecia que queria tentar algo, mas a falta de qualidade não o permitia... E o árbitro ia dando amarelos, ao ritmo que a polícia ia dando na claque do Sporting... Como disse, só visto! Ainda houve tempo para expulsar o Sídnei. Bem expulso, diga-se de passagem.

O Benfica regressa para a 2ª parte sem Saviola, fazendo entrar o Jardel. E entrou bem no jogo, mais uma vez. Organizado, sereno, fiel ao seu jogo... Muito madura, a equipa do Benfica. Quanto ao Sporting, via-se a jogar com mais um, mas isto complicava as coisas porque a equipa não tem organização, não tem calma e não tem princípio de jogo... Aliás, com o decorrer do jogo, só se notava que o Benfica tinha menos um porque teve de baixar um pouco a guarda, mas nem assim o Sporting soube aproveitar.

O certo é que o clube Leonino podia ter marcado, por intermédio de Matías. Boa jogada do chileno, excelente a defesa de Roberto. Mas como se diz... "quem não marca, leva!" E assim foi. Livre de Carlos Martins e passividade total do Sporting! E imagine-se que estava com mais um! Minuto 63, 2-0.

Com meia-hora para jogar, Paulo Sérgio retirava um dos médios e colocava Saleiro em campo. Mas para quê, se as bolas não chegam à área em condições?! O Benfica metia Aírton em campo, retirando C. Martins. Mas o tempo foi passando, o Sporting lá ia atacando, mas nada de anormal aconteceu. Ainda deu tempo para o brilhante Paulo Sérgio ensaiar um novo esquema táctico! Só visto!

Este Sporting resume-me a uma coisa: desperdício. Isto não é Sporting Clube de Portugal, isto não é um Grande de Portugal. Só peço que o próximo Presidente tenha um bom projecto em mente e que reerga o Clube, os adeptos merecem isso.

Sem comentários: