domingo, 2 de maio de 2010

Aves 1 - Beira-Mar 3

Foi um Beira-Mar irrepreensível que se apresentou ontem na Vila das Aves. Regressou às boas exibições, às vitórias e à liderança da Liga Vitalis. Se o fim-de-semana anterior foi para esquecer... este pode muito bem ter sido... decisivo quanto à subida de divisão. Basta 1 ponto para subirmos de divisão. E sinceramente não acreditamos que a equipa desperdice tamanha oportunidade para regressar à I Divisão, agora denominada Liga Sagres.
Devemos confessar que tinhamos muitas reservas para este jogo. Vivemos com bastante nervosismo e ansiedade as horas que antecederam o jogo. Embora acreditássemos na equipa... os últimos jogos, sobretudo a derrota frente ao Penafiel, faziam antever o pior dos cenários. Felizmente que tal não aconteceu e por mérito do Beira-Mar que ontem, desde o primeiro minuto, jogou para ganhar. Cremos que a forma como a equipa superou o desaire de Domingo passado e atitude positiva adoptada na Vila das Aves foram determinantes para a vitória.
Leonardo Jardim fez algumas alterações no onze relativamente ao encontro vs Penafiel. Palatsi regressou à baliza, Fabeta substituiu Pedro Moreira (apresentou limitações durante a semana, ainda aqueceu mas ressentiu-se da lesão), Igor Pita recuperou a lateral esquerda, subindo Pedro Araújo para o meio-campo. Élio jogou no lugar de Leandro Pimenta.
E o Beira-Mar entrou bem na partida. "Mandão", a assumir as despesas do jogo, sem qualquer receio de enfrentar “olhos nos olhos” o adversário. No fundo, um Beira-Mar à semelhança do que fez na larga maioria dos jogos neste campeonato.
A 1ª oportunidade de golo surgiu aos 10 minutos – Rui Sampaio, Pouco tempo depois foi a vez de Rui Varela rematar com perigo, após cruzamento de Pedro Araújo. O sinal mais do Beira-Mar acabou por ter o retorno desejado aos 16 minutos. Um lance um pouco estranho mas que deve em quando acontece. Livre sensivelmente a meio do meio-campo do Aves, sobre a esquerda. Artur bate o livre, cruzamento para a área... ninguém consegue chegar/tocar na bola, Rui Faria é surpreendido e a bola acaba por seguir direitinha para a baliza. Apesar de alguma felicidade no golo... a verdade é que o Beira-Mar estava a ser superior ao Aves, pelo que a vantagem dos auri-negros era natural.
A seguir ao golo... a toada de jogo manteve-se. O Aves era incapaz de criar lances de perigo, enquanto que o Beira-Mar dominava a partida sem grandes problemas. Só nos 10 minutos da 1ª parte o Aves conseguiu dar um ar da sua graça... mas foi o Beira-Mar que, em cima do intervalo, ampliou a vantagem. Excelente movimento colectivo: Artur no flanco direito cruza, a bola vai para Rui Varela, que de primeira assiste Élio e este de cabeça fez o 2.º golo da tarde.
É evidente que todos os momentos são bons para marcar golos. Mas o 2-0 em cima do intervalo, para além de desmotivar o adversário, dava margem de segurança ao Beira-Mar. Nota ainda, mesmo em cima do intervalo, para a lesão de Djamal (para a 2ª parte acabaira por entrar Yohan Tavares).
Ao intervalo, faziam-se as primeiras contas: O cenário era favorável ao Beira-Mar: Feirense e Oliveirense estavam empatados a um, o Santa Clara também empatava mas a zero em Barcelos. Dos adversários directos só o Portimonense estava na frente do marcador, por 1-0 frente ao Varzim.
A 2ª parte começou com o 3.º golo do Beira-Mar. Mais uma vez na sequência de uma bola parada, desta feita Kanu, livre de marcação, surge ao 2.º poste e só teve de encostar para a baliza. SE o2.º golo surgiu no momento certo... que dizer do terceiro? Ao Beira-Mar bastava não inventar para levar os 3 pontos da Vila das Aves. E assim foi. Recuou ligeiramente as linhas mas nunca perdeu o controlo da partida. Nem com o golo do Aves, marcado, aos 73’, por Pedro Pereira (boa exibição). É certo que a equipa local melhorou após o golo, ainda enviou uma bola à barra, mas era demasiado tarde para dar a volta ao resultado.
A vitória do Beira-Mar é inteiramente justa, foi a melhor equipa em campo. Já realçámos a atitude, terminamos com o destaque ao colectivo, que tem sido fundamental nesta caminhada rumo à Liga Sagres. No plano inidividual até podemos destacar Artur... mas este Beira-Mar vale pelo seu todo.
Pois bem... o mais difícil está feito. À partida para a última jornada: Lideramos a prova, recebemos o último classificado e só precisamos de 1 ponto para subir. Depois de tanto sofrimento ao longo da época: Início de época complicado, depois a crise directiva, o risco do clube fechar portas no final de 2009... e agora mais recentemente algumas derrotas inesperadas... convenhamos que a subida é mais do que merecida!
Quanto à 29ª jornada: O Beira-Mar quase conseguia o pleno. Vencer nas Aves e somar pontos noutros campos. A Oliveirense acabou por perder na Feira, o Santa Clara manteve-se empatado a zero e o Portimonense viu-se e desejou-se para levar de vencida o Varzim. Esteve a ganhar por 2-0, deixou-se empatar e fez o 3-2 de penalty, já no período de descontos.

in: Mais Beira-Mar

Sem comentários: