domingo, 9 de maio de 2010

Beira-Mar 1-0 Carregado

O sonho virou... Realidade!

O Beira-Mar confirmou a tão desejada subida ao escalão principal do futebol português, ao vencer por 1-0 o Carregado. Os aveirenses garantiram, ainda, a vitória na Liga Vitalis - edição 09/10. Julgamos que tal desiderato é inteiramente merecido para os auri-negros. Desde o final de Dezembro lideraram a prova e foram, quanto a nós, a melhor equipa da competição.

Quanto à partida de hoje:

A primeira nota para o público, em maior número do que é habitual. Há muito tempo que não víamos a Bancada Lateral com tanta gente. É sinal que o Beira-Mar ainda move multidões.

Quanto ao 11: O esperado, com Fabeta a lateral direito, Yohan a trinco, Pedro Araújo a médio esquerdo (Pita a lateral) e Élio a jogar atrás do ponta de lança.

Curiosamente, foi o Carregado que entrou melhor na partida. Desinibido, a fazer o seu jogo. Os forasteiros foram uma surpresa agradável na partida desta tarde.

O Beira-Mar demorou um pouco a entrar no jogo mas à passagem dos 10/15 minutos já tinha tomado conta da contenda. Alguns lances de perigo junto da baliza de Thiago: Remates de Sampaio, Élio e a melhor oportunidade na cabeça de Kanu (canto de Artur), que proporcionou excelente defesa ao guardião forasteiro.

O tempo ia passando, o Beira-Mar dominava mas não conseguia traduzir em golos a sua superioridade. Os aveirenses revelavam alguma ansiedade no momento de construção de jogo. Ainda antes do intervalo, o Beira-Mar carregou no acelerador. Era imperativo não deixar arrastar a decisão. E assim foi. Mais uma vez de canto, mais uma vez... Kanu (aos 40’), de cabeça, a ser decisivo. Era o delírio no EMA!

Segunda parte: o Carregado subiu mais uns furos o “rating” da sua exibição, pôs à prova Palatsi, por mais do que uma vez e os forasteiros estiveram perto de empatar. Ao invés, o Beira-Mar jogou, ao longo dos 45’ complementares, na expectativa, com o relógio... não conseguindo jogar ao nível a que nos habituou esta temporada.

Mas hoje... ninguém se importou com o aspecto estético do jogo. Importava, sim, pontuar para subir, ganhar para ser Campeão da Vitalis, atendendo a que o Portimonense estava a vencer em Oliveira de Azeméis. De forma pragmática, os comandados de Leonardo Jardim aguentaram até ao fim e atingiram ambos os objectivos.

No final da partida... a tradicional invasão de campo, como a ilustra a foto. Um ano depois... o EMA voltou a ser um dos palcos da subida.

Parabéns ao Beira-Mar, a todo o grupo de trabalho (foram autênticos heróis), a quem agradecemos todo o esforço, brio profissional e dedicação demonstrados ao longo da época, repleta de obstáculos e contrariedades, na qual a própria sobrevivência do clube esteve em causa.

Depois de tanto sofrimento... A hora é de festa! Comemora-se o início de uma nova realidade para os auri-negros: A I divisão deixou de ser um sonho...

Força Beira-Mar!

In Mais Beira-Mar

Sem comentários: