sábado, 9 de outubro de 2010

Liga Zon Sagres

Aproveitando a pausa na liga para fazer o balanço das primeiras sete jornadas pode-se verificar que este inicio de prova tem sido totalmente dominado pelo FC Porto que soma seis vitórias e um empate e fica também marcado pelos empates do Sporting que nesta altura está num décimo lugar sendo a surpresa negativa da prova.
O Porto tem mostrado ser o conjunto mais sólido, com uma mentalidade vencedora enorme agora renovada pelo jovem técnico André Villas-Boas que veio revolucionar um «dragão» com vontade de reconquistar o titulo depois de um ano perdido para o rival Benfica.
Hulk tem sido uma força da natureza, agora um jogador mais de equipa mais completo, o internacional brasileiro já leva seis golos marcados liderando a lista de marcadores, marcando muitos golos de belo efeito e também a ser o motor desta equipa com as suas fantásticas jogadas individuais.
Nota-se que Hulk cresceu imenso como jogador, na minha opinião quando chegou a Portugal não passava de um jogador banal que jogava apenas e só para si, mas agora aliando a sua força, técnica e velocidade e a jogar mais para o colectivo, o extremo portista mostra-se imparável e é até esta altura o melhor jogador do campeonato.

O Benfica, uns furos abaixo daquilo que produziu a temporada passada entrou no campeonato com dois deslizes com Académica e Nacional, mas depois iniciou a recuperação com uma vitória tranquila com o Setubal em casa e encontra-se nesta altura na segunda posição, tendo inclusivé ganho ao rival Sporting e é neste momento uma equipa muito mais confiante e com mais força para lutar pelo titulo.
Carlos Martins e Fábio Coentrão têm sido os melhores do lado dos encarnados e a sua qualidade foi reconhecida por Paulo Bento que no jogo da selecção com a Dinamarca os colocou a titulares.

O Sporting de Braga tem pela frente uma dura tarefa de competir na "Champions" a meio da semana e ao fim-de-semana jogar para o campeonato e como é óbvio a equipa ressente-se pois não está habituada a estas andanças.
O objectivo da equipa deverá passar então pelo alcance das provas europeias, ficando no top 5 da liga.
Silvio, Leandro Salino e Matheus têm sido os melhores do lado dos guerreiros do minho que nesta altura na sexta posição a apenas um ponto dos segundos classificados.

Em pior situação está o Sporting que soma apenas duas vitórias e três empates e com uma falta de eficácia bastante elevada, os «leões» são a equipa mais rematadora do campeonato à frente do Porto com 131 remates mas em sete partidas, apenas seis golos foram apontados, algo muito preocupante para os lados de Alvalade.
Simon Vukcevic é a figura de destaque no Sporting, uma garra tremenda e à semelhança de Hulk está a jogar mais para a equipa e é um jogador que cria bastante perigo com os seus remates da direita para a esquerda, sendo que Simon é o jogador mais rematador até ao momento, no entanto golos apontados pelo montenegrino só na Liga Europa...

Olhanense e Académica são dos clubes ditos pequenos os que mais têm surpreendido e estão a par de Benfica e Guimarães na segunda posição com doze pontos e ameaçam lutar pelas competições europeias a manter este nivel.

No fundo da tabela, Maritimo e Rio Ave têm desiludido, é a dupla que está nesta altura na zona de despromoção ainda sem qualquer vitória.

Foram marcados até ao momento 118 golos, pertencendo o melhor ataque ao lider Porto que também tem a melhor defesa com apenas 3 golos concedidos.
Pelo contrário, o Maritimo é o pior ataque com 3 golos marcados e a Naval a pior defesa com 12 golos sofridos até ao momento.

Disciplinarmente o Benfica é a equipa que soma mais amarelos e mais vermelhos, sendo Rogério (Naval) o mais amarelado (5 amarelos).

Que opinião têm sobre as primeiras sete jornadas do campeonato?

Sem comentários: