sábado, 23 de outubro de 2010

Paços e Beira-Mar empatam

O Beira-Mar somou o 5.º empate na Liga Zon Sagres (em 8 jogos) e conseguiu marcar o 1.º golo fora para o campeonato. Resultado justo, numa partida equilibrada, de fraca qualidade, muito disputada a meio-campo e com pouca inspiração de ambas as equipas.
Leonardo Jardim fez alinhar a equipa provável (face aos condicionalismos existentes): Rui Rego, Pedro Moreira, Kanu, Hugo, Renan, Yohan (trinco), Rui Sampaio, Artur, João Luiz, Tatu e Ronny.
A partida começou em toada de equilíbrio, muita luta no centro do terreno mas poucos lances de perigo junto das duas balizas. Na 1ª parte, o Paços atacou para a baliza onde estávamos situados. Gostámos das movimentações de Nelson Oliveira e da inteligência de André Leão.
O Beira-Mar em termos colectivos apresentou-se num plano razoável, foi controlando as operações em termos defensivos mas teve dificuldades para chegar à baliza contrária. Ainda assim, dois lances a registar: 28', Yohan lança Artur na esquerda, este cruza para Ronny... que é apanhado em posição irregular. 39' - a melhor jogada do Beira-Mar na 1ª parte: Combinação Ronny»Joao Luiz... mas o médio em boa posição atirou ao lado.
Alguma emoção nos minutos finais do 1.º tempo: Remate de Leonel Olímpio e na resposta... cabeçada de Kanu por cima da barra.
E quando já todos pensávamos no intervalo... surge o balde de água fria. 44' - Perda de bola em zona proibida (pareceu-nos de Yohan - que até fez um bom jogo) aproveitada por Di Paula que abre na direita para Baiano... este livre de marcação... atira a contar.
Castigo imerecido para os aveirenses. O resultado certo ao intervalo era o nulo, considerando a fraca produção de ambas as equipas.

2ª parte. O Paços começou melhor. Mais seguro e sereno, enquanto o Beira-Mar sentia as mesmas dificuldades da 1ª metade para chegar à baliza contrária. "Custou a pegar mas foi..." 55' Remate de Ronny para defesa de Cássio. 65' Que oportunidade perdida... cruzamento de Renan sobre a esquerda... Tatu surge sozinho ao 2.º poste mas... atira ao lado... com a baliza aberta! Desespero na bancada... foi mesmo à nossa frente!
Logo a seguir, Leonardo Jardim mexe: Dupla substituição » saíram Rui Sampaio e Ronny, entraram Wilson Eduardo e Rui Varela. O Beira-Mar passou a jogar em 4-3-3. Yohan, João Luiz e Artur no meio-campo e no ataque Tatu (direita), Wilson (esquerda) e Rui Varela como ponta-de-lança.
E o golo do empate não tardou: Wilson Eduardo sobre a esquerda aproveita duplo erro da defesa pacense (1.º Baiano e depois Cohene - na linha de fundo) assiste Leandro Tatu que desta vez com a baliza escancarada restabeleceu a igualdade. Justiça no marcador para alivio dos adeptos auri-negros.
Aos 81', expulsão de Jorginho por agarrar Tatu quando este se dirigia para a baliza de Cássio. Decisão acertada de Hélder Malheiro que no entanto protagonizou arbitragem fraquinha. Apitou em demasia (talvez para se defender). Sérgio Oliveira entrou já em cima dos 90' para o lugar de Artur.

Em suma: Resultado certo. Nenhuma das equipas merecia vencer numa partida em que houve mais transpiração do que inspiração. O Beira-Mar demonstrou, uma vez mais, boa organização e uma atitude competitiva muito interessante. Falta melhorar no último terço do terreno.
In Mais Beira-Mar (blogue parceiro)

Sem comentários: