quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Champions League: SC Braga 2-0 Arsenal


Pela primeira vez na história do Braga, um colosso europeu pisava o estádio AXA. Era um dia que muitos não acreditariam que fosse verdade, o hino da Champions soava no AXA e com ele Fabregas ou Walcott, algumas das estrelas do Arsenal. Mas a noite era do Arsenal..minhoto. E quem não soubesse diria que era o Arsenal que jogava de vermelho, visto que os equipamentos eram iguais. Isto deve-se ao facto de os equipamentos do Braga terem sido feitos a partir dos do Arsenal e dai o nome de Arsenal do Minho.

O Braga entrou mal, talvez pelo facto de estar a jogar contra as estrelas do Arsenal, mas o Arsenal apesar de ter mais posse, pouco perigo criava. A primeira situação de perigo criada pelo Arsenal foi de livre, muito bem marcado por Fabregas, com uma grande defesa de Felipe. Isto aos 30 minutos. A partir daqui, o Arsenal apareceu mais perigoso, frente a um Braga que ia falhando passes. Felipe salvou o Braga mais uma vez e na jogada a seguir Lima deu o aviso de que o Braga estava vivo. Este lance aumentou a confiança dos Gverreiros do Minho, que começaram a aparecer com mais perigo perto da baliza de Fabianski. Ao intervalo, o nulo era justo, pois o jogo só começou a ter emoção a partir da meia hora.

O Braga apareceu melhor na segunda parte, deixou nos balneário o nervosismo e entrou com a garra e a determinação necesária para vencer os gunners. Começou melhor, tendo oportunidades. Com o desenrolar do jogo, o Arsenal ia tendo mais posse de bola, mas a realidade é que as oportunidades eram poucas, por culpa da grande capacidade defensiva do Braga. Só para se ter uma ideia, o Arsenal fez sete remates à baliza, um com perigo.

Dizem que o melhor fica sempre para o fim e ontem não fugiu à regra. Aos 83 minutos, Elton faz um passe a rasgar a defensiva inglesa, que só pensava no ataque, e Matheus frente ao guarda-redes só teve que fazer as redes balançar. Estava feito o primeiro, estádio pulava de alegria e o Braga vencia o todo-poderoso Arsenal. Mas ainda não tinha acabado a festa. No ultimo suspiro do Arsenal para chegar ao empate, o Braga sai em rapido contra-ataque, Matheus correu quase metade do campo, fintou dois jogadores e colocou, sem qualquer hipótese de defesa, no ângulo da baliza do Arsenal. Bisava assim o camisola 99 e punha um ponto final parágrafo na história do jogo. No final o Super Braga vergava o Arsenal e alimentava o sonho de qualificar-se para a proxima fase. (Mais uma) noite de sonho no AXA, um dia que muitos esperavam que nunca fosse possivel, um candidato à Champions caia perante a força dos Gverreiros do Minho. O Braga apagava assim a má imagem deixada nos Emirates e provava que os adversários têm de estar atentos a que este clube pode fazer.

A qualificação está mais dificil, pois o Shaktar derrotou o Partizan por 3-0. O Braga é obrigado a marcar 4 golos na Ucrania. Dificil mas não impossivel, visto que já não há nada a provar e se o Braga ficar no 3ºlugar, sai de cabeça erguida.

Curiosidade: Sabia que o ecran do Estádio AXA é o maior ecran dos estádios da Liga dos Campeões?

Sem comentários: