sábado, 13 de novembro de 2010

V. Guimarães 2-1 SC Braga

Mais um derby do Minho escaldante, entre Guimarães e Sporting de Braga.

Se os jogos têm 90 minutos, este começou muito antes do apito inicial. Pedradas no comboio que levava os adeptos bracarenses, peneus no meio das linhas, cadeiras a voar e petardos, mostram o quanto está acesa a rivalidade.

Mas quanto ao jogo, começou morno, com o Guimarães a ter iniciativa, mas o Braga esteve sempre bem defensivamente, aproveitando o contra-golpe para criar perigo. Com o passar do tempo, o Braga foi equilibrando o jogo, e chegou ao golo por Alan, num lance muito confuso e onde o brasileiro estava fora-de-jogo. Este golo originou um episódio muito triste no banco bracarense, onde José Miguel Cardoso, adjunto de Domingos, leva com um telémovel na cabeça. Cenas desnecessárias neste jogo que devia ser um espéctaculo. O Braga continuou bem defensivamente, e a continuar a apostar no contra-ataque. O Guimarães ia tomando a iniciativa e chegando à baliza de Felipe com algum perigo. Aos 44 minutos, Maranhão, num grande remate, estabeleceu o empate. Já perto do intervalo, Alan é expulso por suposta agressão, um pouco duvidosa, sendo que do lado do Vitória também há uma agressão e o árbitro não faz nada.

Ao intervalo, o empate era justo pelo que ambas as equipas fizeram.

Na segunda parte, e com menos um, o Braga segurou o empate, jogando à defesa, frente a um Vitória que dominava, mas esbarrava na muralha bracarense. Até ao minuto 82, onde Miguel Garçia deitou tudo a perder, num desvio fatal para a própria baliza. O Vitória virava assim o resultado e ganhava o derby minhoto.

No final, uma vitória justa, pois o Vitória esteve por cima do jogo na segunda parte, aproveitando o facto do Braga ter menos um jogador. O árbitro esteve mal, o golo do Braga é em fora de jogo, um jogador do Vitória escapou à expulsão numa agressão notória, já o Alan não pode dizer o mesmo, e ainda há um penalty por marcar a Matheus.

Com esta derrota, o Braga pode descer alguns lugares, mas o objectivo Europa ainda não está perdido.

Sem comentários: