segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

4 d'ataque


Tem inicio o novo programa do blogue "Jornaleiro Desportivo" que dá voz aos 4 grandes, com um Braga que se intrometeu esta época entre os grandes e merece a sua participação no programa que agora se inicia e se prolongará até fim da época.
Um representante do Braga, Benfica, FC Porto e Sporting respondem a uma pergunta sobre cada uma das quatro equipas com um minimo de imparcialidade possivel.
Se quiser outros clubes a participar neste programa assuma-se como responsável por esse clube e junte-se a nós!
As perguntas deste programa foram realizadas por mim, Tiago e as resposta por outros colaboradores do blogue.
Perguntas:
1-O Braga somou mais uma vitoria, tem forças para lutar pelo titulo ate ao fim?
2-O Benfica está a descer de forma?
3-O Porto mostra-se candidato ao titulo neste momento?
4-Até onde pode chegar o Sporting se mantiver o nivel exibicional demonstrado diante do Leixões?
Respostas à pergunta 1:
Guerreiro do Minho (Sp.Braga):"Essa é uma pergunta que já nos “persegue” a algum tempo e apesar de Domingos Paciência recusar ainda o termo candidato, penso que temos equipa para ir longe, mas existem muitos factores, tal como Domingos disse, não temos 2 ou 3 milhões para gastar, vamos ter deslocações dificeis e vamos jogar com os 3 grandes, principalmente Porto e Benfica que serão numa fase importante do campeonato."

Naldo (Benfica):
"Sim tem forças para lutar para o título mas o Benfica o Sporting e o Porto também são grandes candidatos ao título mas o Braga têm 36 pontos e o Benfica também ai há uma grande rivalidade mas as equipas vão lutar pelo título até ao fim, o Porto também é um grande rival mas vai entrar na corrida pelo título ontem viu-se isso a garra que tinham em ganhar o Leiria mas conseguiram foi muito difícil mas com sacrifício chegaram há vitória, quanto ao Sporting, Carvalhal trouxe outra atitude à equipa e estão a tentar ganhar mais adeptos para irem ao estádio apoiar o Sporting, dos reforços, João Pereira foi muito bem conseguido trouxe mais velocidade à equipa e isso notou-se com o Leixões.O Pongolle precisa de minutos para mostrar a sua qualidade, nesta segunda volta vai tentar ganhar os pontos perdidos."

João Palma (FC Porto):"O Sp.Braga continua a surpreender (só para quem não tem estado atento) o país futebolistico. A equipa de Domingos Paciência voltou a mostrar que está aí para as curvas e continuar a dar largas ao sonho de vir a ser campeão nacional. Qualidade não falta, como se tem visto, mas será que as pernas vão permitir à equipa minhota manter o nível nesta 2ª volta da Liga Sagres? O tempo o dirá, e destaco o facto de o Sp.Braga estar a lutar nas três competições nacionais (Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga), onde todas são objectivos a atingir, segundo palavras do seu treinador."

Bruno Oliveira (Sporting):"Mesmo com a ausência de João Pereira, o Braga mostrou um bom futebol frente ao Nacional. O mercado de janeiro será preponderante para as ambições do clube minhoto. O Braga, está em desvantagem quanto ao Benfica e ao próprio Porto, pois tem que viajar ao Estádio da Luz e ao Estádio do Dragão. Mas tudo é possível. O Braga está forte e não parece com vontade de ceder."

Resposta à pergunta 2:
G.M:
"Não me parece, o jogo com o Rio Ave foi dificil, mas do outro lado estava uma equipa que a par do Braga é a surpresa do campeonato e todos sabiam que ia ser um jogo dificil, também a paragem no campeonato dificulta as equipas neste momento, mas só mais para a frente se verá como será, pois com a Liga Europa, Jorge Jesus terá que rodar a equipa irá controlar o cansaço acumulado."

Naldo:"O Benfica não está a descer de forma, teve aquelas goleadas mas nós em cada jogo pensamos sempre na vitória isso é o que nos interessa no jogo com o Braga perdemos, num jogo muito polémico foi a nossa única derrota mas injusta, a arbitragem em Portugal é uma vergonha. Nós reforçamo-nos muito bem e isso notasse face às exibições do Benfica, mostra o que vale, o Benfica joga sempre a pensar na vitória quando marcamos um golo tentamos marcar logo para fazer um jogo mais tranquilo porque com um golo é sempre um risco porque pode haver um erro e ai custar-nos a vitória e o Benfica lutará até ao fim pelo título."

J.P:"Não direi a descer de forma, mas sim uma equipa mais cautolosa e focada apenas em vencer seja contra que adversário for. O Benfica foi até ao momento nesta temporada a equipa a praticar o melhor futebol a nivel nacional (a par do Sp.Braga), e até mesmo a nivel europeu. Jorge Jesus tem um plantel cheio de opções, e com estes reforços de inverno (Alan Kardec, Eder Luís e Airton), poderá fazer ainda melhor gestão do seu grupo que se encontra ainda na Taça da Liga e Liga Europa, tendo já sido eliminado pelo Vit.Guimarães na Taça de Portugal."

B.O:"Não creio. Penso que as goleadas de início teriam que acabar necessáriamente, pois os clubes adversários começaram a perceber a forma de jogar do Benfica."

Respostas à pergunta 3:
G.M:"O Porto renasceu como se comprovou neste jogo frente à União de Leiria e só está a quatro pontos dos lideres e recebe-os no Dragão em jogos muito dificeis, portanto pode aí ganhar pontos e aproveitar desaires desses adversário principalmente no Benfica x Braga, por isso é candidato."

Naldo:
"O Porto sempre foi um grande candidato ao título é tetra – campeão e isso mostra logo que é um forte candidato e lutará pelo título mas se o “CASO TUNÉL” for confirmado e se levarem os castigos que são propostos acho que o Porto terá muitas dificuldades a alcançar o título mas neste momento está num bom caminho."

J.P:"Concerteza que é, mas não se espera uma tarefa fácil para a equipa Portista este ano. O F.C.Porto vai realizando exibições de altos e baixos, tanto a nivel interno como externo. Até à eliminatória da Champions frente ao Arsenal muita água vai correr no Rio Douro, e o F.C.Porto vai ter de entrar determinado nesta 2ª volta e esperar o que venham a fazer os seu rivais directos, Sp.Braga e S.L.Benfica."

B.O:"Sim. Vai receber tanto o Braga como o Benfica em sua casa, e isso é um factor que poderá ser importantíssimo esta temporada. Aliás já o é desde que o campeonato ficou reduzido a 30 jornadas ao invés de 34. Obviamente que o Porto está mais frágil que na época anterior,
mas tem no entanto um plantel consistente, que será suficiente para lutar pelo título."

Respostas à pergunta 4:
G.M:"O Sporting pode ir longe, a equipa encontrou um rumo e com a chegada dos reforços vai melhorar o seu futebol, e para uma equipa que chegou a estar practicamente afastada do titulo, volta a renascer e volta a ter uma palavra na questão do titulo, agora a grande questão é o quanto será prejudicial o mau arranque no campeonato?"

Naldo:"O Sporting fez a meu ver uma das melhores exibições da temporada frente ao Leixões e tentará obter melhores resultados na segunda volta, o Sporting tentará obter mais adeptos para irem ao estádio apoia-los, lutará por um lugar melhor na classificação, mas o título é muito difícil consegui-lo mas nada é impossível e se jogar com atitude, garra e velocidade conseguirá obter melhores resultados."

J.P:"Anormal seria e será se o Sporting mantivesse o fraco nivel que evidênciou na maior parte desta primeira volta. Diante do Leixões verificou-se melhorias na equipa, onde a nota de destaque foi para João Pereira que deu uma grande Dinâmica ao lado direito Leonino, algo que também daria muito jeito no lado canhoto, onde ainda não se afastou a hipotese de vir ainda a ser reforçado."

B.O:"Penso que não podemos ver o futuro do Sporting por este último jogo. O Sporting jogou contra uma equipa que se encostou demasiado à sua baliza. Contudo, o Sporting está em crescendo, isso parece - me óbvio. A inclusão de João Pereira na equipa, é fundamental já que dá maior garantias de eficácia na transição de bola da defesa para o ataque, o maior problema da equipa até então. Agora, temos de ser realistas. Lutar pelo título é impossível. Resta ao Sporting lutar pela melhor posição possível na liga, e pela vitória nas outras competições.
Na Europa, penso que o clube leonino precisa de ser reforçar para ambicionar algo da competição, já que João Pereira e Pongolle, não poderão jogar na competição. Mas em resumo, actualmente, nota - se uma franca melhoria na abordagem ao jogo, por parte do Sporting em relação ào passado."

Espero que tenham gostado, para a semana o programa poderá já não ter o mesmo nome, dependo da inclusão de algum clube no mesmo.

3 comentários:

Gverreiro do Minho disse...

Todos estão de acordo numa coisa, ainda é cedo para se tirar conclusões, muitos jogos dificeis para os 4 clubes, e só no fim é que se tira conclusões.

Bruno Oliveira disse...

Nós sabemmos também de uma coisa. A arbitragem tem sido uma catástrofe. é incrivel...

Gverreiro do Minho disse...

É verdade e agora reconheço um dos erros que beneficiou o Braga, apontou um penalty que não existia a favor do Braga,no jogo contra o Maritimo, que valeu a vitoria ao Braga.