segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Benfica All Stars-Amigos de Zidane 3-3


Glórias do passado, do presente e do futuro. Glórias de sempre, juntaram-se na Luz para ajudar as vítimas do sismo no Haiti. O Jogo Contra a Pobreza invocava uma tragédia, mas de Lisboa, para além da verba de auxílio, saíram também 51.312 sorrisos, equivalentes ao número de espectadores, para que Port-au-Prince se consiga reerguer.

Cumpriam-se também seis anos da morte de Feher, mas foi o sorriso do húngaro que ficou gravado na memória, pelo que as tristezas ficaram à porta. O aniversário de Eusébio ajudou a equilibrar a balança de sentimentos. O «Pantera Negra» não jogou, mas a história do Benfica esteve muito bem representada. Os adeptos do clube encarnado tiveram uma oportunidade única para ver estrelas do passado e do presente, lado a lado. Luisão a fazer dupla com Humberto Coelho; Miguel Vítor ao lado de Mozer; Chalana a tabelar com Rui Costa e Miccoli; Poborsky no apoio a Saviola e Cardozo; Valdo ao lado de Shéu. Tudo isto (e muito mais) foi possível, por uma noite.

Mas o Jogo Contra a Pobreza não era apenas para os simpatizantes benfiquistas. Qual o adepto de futebol que torce o nariz a um meio-campo com Zidane, Kaká e Figo, no apoio a Pauleta? E ainda Nedved, Laudrup ou Hagi, entre muitos outros. Robert Pires até marcou um golo ao Benfica, clube pelo qual já assumiu simpatia diversas vezes. O actor Ricardo Pereira também participou, tal como Francis Obikwelu, e se é verdade que a sua velocidade não fez mossa, a sua alegria foi contagiante.

Jean Sony e Peterson também viveram uma noite especial, ainda que só o primeiro tenha jogado. Os dois futebolistas haitianos, que actuam em Portugal, viveram dias de angústia após o sismo, sem ter notícias das famílias, e deram agora um pequeno contributo para que o seu país recupere da catástrofe.

O futebol é ainda mais belo, em noites como esta, e o resultado pouco interessa. O empate a três bolas foi um belo final de festa.

FICHA DE JOGO:

VII Jogo Contra a Pobreza
Estádio da Luz, em Lisboa
Árbitro: Pierluigi Collina
Auxiliares:

Benfica All Stars: Quim; Miguel, Humberto Coelho, Luisão, Dimas; Paneira, Katsouranis, Rui Costa, Karagounis; Miccoli e Nuno Gomes

Jogaram ainda: Mozer, Miguel Vítor, Abel Xavier, Hélder, Veloso, Shéu, Poborsky, Cardozo, Ramires, Chalana, Schwarz, Moreira, Saviola, Éder Luiz, Manuel Fernandes, Abel Silva, Pietra, Valido, Paulo Madeira, Rui Águas, Valdo, Nené e Magnusson

Treinador: Jorge Jesus e Toni

Amigos de Zidane: Barthez; Dani Alves, Couto, Marquez, Sony; Figo, Zidane, Kaká e Davids; Henry e Pauleta

Jogaram ainda: Cocu, Lehmann, Hierro, Popescu, Kluivert, Hagi, Le Saux, Radebe, Pires, Laudrup, Dugarry, Nedved, Akwá, Luciano da Silva, Amer, Olic, Bhutia, Alfredo Esteves, Obikwelu, Tymoshchuk, Digão, Ricardo Pereira, Martin Solveig

Treinador: Louis van Gaal e José Peseiro

Golos:
0-1, por Kaká
1-1, por Nuno Gomes
2-1, por Nuno Gomes
2-2, por Pires
3-2, por Éder Luís
3-3, por Bhutia

Sem comentários: