sábado, 9 de janeiro de 2010

SC Braga 1-0 CD Nacional

Numa noite fria em Braga, o Sporting de Braga deu mais um importante passo nesta supreendente liderança, ao vencer o 4ºclassificado, o sempre dificil Nacional.

O jogo começou practicamente com o golo de Vandinho, a cabeçear para dentro da baliza, depois de um livre de Hugo Viana. Começava bem o jogo para o lados dos Minhotos, e depois desse bom inicio, o jogo entrou uma fase mais calma, com o Nacional a tentar dar a volta aquele golo madrugador, e a fazer mais remates, mas todos de longe e sem verdadeiro perigo para a baliza do Braga, enquanto que do outro lado, o Braga ia fazendo jogadas de perigo, mas na baliza dos insulares estava um guarda-redes atento, Bracalli, que impedia o Braga de marcar. O jogo chegava ao intervalo com os bracarenses na frente, num jogo um pouco fraco, e onde os golos podiam ser mais para ambas as equipas.

A 2ªparte começa com um Braga melhor, a fazer o que tem feito nestes ultimos tempos, uma boa exibição, e aos 55 minutos chegou ao 2ºgolo, por Leone, depois de uma belissima jogada, onde o central aproveitou um ressalto na pequena área e atirou para a baliza. A partir do segundo golo, o Nacional foi perdendo o gás, e desapareceu completamente depois da expulsão de Leandro Salino, e o jogo ficou outra vez morno, com a unica oportunidade de perigo a ser realizada aos 80 minutos, um remate de Hugo Viana que bateu no poste.

O jogo acabou com a vitoria do Sporting de Braga, que assim é campeão da 1ªvolta, e continua na liderança, aconteça o que acontecer nesta jornada.

Uma vitoria justa do Braga, que fez uma boa exibição, mas não foi das melhores.

Domingos Paciência, técnico do Sp. Braga, em declarações na sala de imprensa no final da vitória frente ao Nacional, por 2-0:

«Foi importante marcar cedo, porque nos deu outra liberdade. O adversário foi obrigado a libertar espaços para procurar a igualdade. Acho que podíamos ter feito o 2-0 mais cedo. Acho que o Sp. Braga fez um jogo inteligente. Não foi a melhor exibição da época, mas estivemos uns furos acima da média e fomos uns justos vencedores.»

«O objectivo é fazer mais e melhor do que aquilo que foi feito até à época passada. Queremos trabalhar todas as semanas para manter a liderança. Mas temos a noção de que há equipas que investiram mais. Ainda é muito cedo para falar no título, mas queremos manter esta posição durante muito tempo.»

Sobre o reforço do plantel:«Queremos enriquecer o plantel e fazer com que o grupo fique cada vez mais forte. Mas, acima de tudo, queremos estabilidade. Podem haver saídas, rescisões, mas queremos continuar estáveis a seguir este caminho»

Rentería vai ser reforço? «Já sabe mais do que eu...É normal que nesta altura se falem dessas coisas.»

No início da época acreditava neste cenário?«O nosso projecto tinha como objectivo conseguir bons resultados. No início senti algumas dificuldades, pela forma tardia como entrei e pelas lesões que encontrei no grupo. A partir de uma certa altura começou a haver mais confiança e liberdade. Mas não foi fácil.»

Domingos Paciência e Jokanovic, treinadores de Sp. Braga e Nacional, em declarações na flash interview da SportTV:

Domingos Paciência: «São competições diferentes. O que aconteceu em Alvalade não foi assim tão mau. Hoje conseguimos entrar bem, marcámos cedo e isso facilita muito a nossa tarefa em casa. Quando assim é, os espaços começam a aparecer e na primeira parte podíamos ainda ter feito o 2-0. A nossa vitória não está em causa, é justa por aquilo que fizemos. Acima de tudo, temos de ter consciência da realidade. Não tenho dois ou três milhões para comprar um jogador, mas tenho uma equipa que no seu todo me oferece garantias. O Rodriguez é o único que ainda não marcou nesta equipa. Isso prova que o Sp. Braga é uma equipa no seu todo. Vamos continuar a lutar por esta posição. Vamos virar agora para a segunda volta, vamos indo e vamos vendo. Daqui a seis ou sete jogos, mantendo esta posição, podemos continuar a lutar por ela.»

Jokanovic: «Aquele golo condicionou o nosso jogo, porque queríamos aguentar o jogo do Sp. Braga. O Braga fez um bom jogo, foi uma vitória justa, apesar do Nacional ter tentado responder. Braga e Benfica são duas boas equipas, o Braga venceu os três grandes. O Nacional também fez uma boa primeira volta, vamos ver o que acontece agora. Não sei quando Manuel Machado voltará, mas quero mandar-lhe um grande abraço.»

O melhor jogador em campo foi Hugo Viana.

Do lado do Nacional, Ruben Micael e Pecnik, foram os melhores.

Sem comentários: