domingo, 17 de janeiro de 2010

Liédson regressa, e volta a resolver!!



Realizou - se no Estádio José Alvalade XXI, o Sporting vs Nacional que terminou com a vitória da equipa da cada por 3-2, com destaque para os 2 golos apontados por Liédson, que entrou na 2a parte do encontro.

O Sporting de Carlos Carvalhal alcançou desta feita, a sua 5a vitória consecutiva nas diferentes competições internas, e ficou isolado no 4º lugar com 27 pontos, a 6 do Porto, que empatou esta noite em casa com o Paços de Ferreira.

O Sporting fez alinhar o mesmo onze que jogou contra o Leiria na passada 4a feira para a Taça Carlsberg, e até começou bem o jogo, com mais posse de bola, a fazer circular a bola facilmente pelos diferentes sectores, novamente com destaque para João Pereira no lado direito, fazendo todo o corredor. A equipa de Alvalade voltou a jogar em 4x1x3x2, com Carvalhal a insitir em Adrien, fazendo avançar Veloso para terrenos mais avançados, o que realmente tem dado frutos, já que o esquerdino voltou a facturar mais um golo de belo efeito neste jogo.
O ponto mais fraco da equipa do Sporting parece ser mesmo o trinco Adrien, que tem fases do jogo em que falha demasiados passes, e não cobre bem os adversários nas bolas paradas, como foi o caso da último lance do jogo, em que o Nacional ia empatando.

Apesar do inicio do jogo ter pertencido totalmente ao Sporting, foi o Nacional o primeiro a marcar, através de Ruben Micael, de longe o melhor desta equipa da Madeira, que num rápido contra - ataque da equipa alvinegra, conseguiu bater Rui Patrício por volta dos 24'.



Ainda estava o Nacional a festejar quando no minuto seguinte, Postiga na esquerda consegue descobrir Miguel Veloso na entrada da área do Nacional e com um remate a 111 km / h com o seu pior pé, consegue dar o empate ao Sporting. Este golo fez com que o Sporting, nem tivesse tido tempo de acusar o golo sofrido, e assim, fez com que continuasse a sua toada atacante que vinha feito até então.

Até ao intervalo nada se alterou; o Sporting atacava muito, com base num meio - campo forte, que se baseava em sobreposições dos médios interiores, e João Moutinho, e as incursões sempre perigosas de João Pereira pela direita,; enquanto o Nacional defendia com 5 homens na retaguarda mais Salino como trinco, e procurava transições rápidas para o ataque, tanto por Amuneke, como por Ruben Micael. O jogo foi para intervalo com o placard em 1-1.

Na segunda metade, mais do mesmo, ou seja o Sporting começou outra vez com uma atitude positiva, e ao contrário, o Nacional remetia-se à sua área, só que parecia desta vez, mais organizada.

Foi então que aos 58', dá - se o momento do jogo: Entra Liédson - Sai Postiga ... e 2 minutos depois quem marca? R :. Liédson. Canto marcado à direita do ataque do Sporting, Tonel cabeceia para trás ao primeiro poste, e aparece o Levezinho a finalizar ao segundo, perante um Bracalli irritado com falta de marcação ao 31 do Sporting.


O Sporting passou assim para a frente do marcador, e continuou a atacar, e Liédson aos 71' marcou o seu seguindo golo da partida, graçasa uma excelente assistência de Miguel Veloso, e o luso - brasileiro de primeira de forma oportuna, bate pela terceira vez no jogo o guardião do Nacional.





O Sporting continuou depois disso a atacar e podia ter sentenciado de vez o encontro, com o recém entrado, Matias Fernandez ( por Izmailov ), a passar por 2 defesas e a fazer uma passe para rasteiro para a zona central da pequena área, mas não estava ninguém nessa zona para finalizar, um pouco à imagem da jogada que já tinha acontecido com o Leixões. Nesta altura já estava em campo também Vukcevic, que sibstituiu Miguel Veloso.

Foi contra a corrente do jogo, que o Nacional chega ao 3-2, com um golo de Edgar Silva que já tinha entrado em campo ( por Amuneke ), que num lance fortuito pelo lado esquerdo do ataque madeirense, aproveita -se da displicência de Rui Patricio e Daniel Carriço para encostar para o fundo da baliza leonina. Foi então o primeiro remate na segunda parte do Nacional até então.

Com o 3-2, a equipa do Sporting, como já vem sendo habitual tremeu demasiado, e começou a fazer faltas a meio campo, proporcionando lances aéros dentro da sua grande área, e não fosse Rui Patrício novamente, e falta de pontaria dos jogadores do Nacional, o empate podia ter mesmo existido, o que seria impensável, devido à diferença de atitude das duas equipas no desafio desta noite. Foi uma vitória sofrida mas merecida por parte da equipa do Sporting, que defrontou uma equipa bastante difícil, que quando tiver todos os seus jogadores recuperados das lesões e os seus reforços inscritos, poderá ser uma equipa a ter em conta neste campeonato.

Com o fim do jogo, e os 3 pontos a serem atribuidos à equipa da casa, foi de registar um ambiente em Alvalade que já não se via a algum tempo, com os adeptos a aplaudirem fervorosamente a equipa, estando as bancadas também mais preenchidas. Destaque para o regresso de Liédson, que voltou a resolver novamente, bastante tempo depois de resolver o último jogo pelas cores verdes e brancas; e também para Miguel Veloso que já vai em três jogos seguidos em que participa a marcar. Quem merece uma referência é também Ruben Micael, que mesmo com a sua equipa a jogar numa tática reservada, consegue criar e finalizar lances de perigo e ser uma mais valia ainda no apoio às zonas defensivas do meio campo. O Nacional pede pouco por este jogador ( 5M - 80% ). Pelo lado negativo, não posso deixar de referir novamente Hélder Postiga. Começa a ser penoso até para o treinador, colocá - lo em campo. Parece um jogador que até tem facilidade em colocar - se no sítio certo, mas depois falha escandalosamente as oportunidades de que dispõe... um verdadeiro caso a ser estudado... ( soma 25 jogos oficiais [?] sem marcar )



O árbitro Bruno Paixão esteve normalmente consistente, sendo contudo, em certos lances, rigoroso demais. Não teve influência no resultado.

Na próxima jornada, o Sporting desloca - se a Braga, e o Nacional jogará com o Porto, na Madeira.


Ficha de jogo

Data: 16/01/2010
Estádio: Jose Alvalade, em Lisboa
Jornada: 16ª jornada
Árbitro: Bruno Paixao (Setubal)
Auxiliares: Antonio Godinho e Paulo Ramos
4º árbitro: Andre Gralha


Sporting ( 4x1x3x2 ) :

Rui Patrício, João Pereira, Tonel, Daniel Carriço e Grimi; Adrien, Izmailov ( 78' ), Miguel Veloso ( 76' ) e João Moutinho; Hélder Postiga ( 58' ) e Saleiro

Suplentes : Tiago, Anderson Polga, Abel, Vukcevic ( 76' ), Matias Fernandez ( 78' ), Yannick Djaló e Liédson ( 58' )



Nacional ( 3x5x2 ) :

Rafael Bracalli, Tomasevic, Felipe Lopes e Cléber; Nuno Pinto, Salino, Ruben Micael ( 81' ), Pecnik e João Aurélio; Edgar Costa ( 79' ) e Amuneke ( 65' )

Suplentes : Douglas, Pedro Pacheco ( 81' ), Abdou, Edgar Silva ( 65' ), Anselmo ( 79' ) e Pavlovic


Resultado Final : Sporting 3 - Nacional 2

Marcadores : Ruben Micael ( 24' ), Miguel Veloso ( 25' ), Liédson ( 60' e 72' )

Cartão amarelo : João Pereira e Grimi pelo Sporting e Felipe Lopes, Pecnik e Amuneke pelo Nacional.



Melhor em campo do Sporting : Liédson

Melhor em campo do Nacional : Ruben Micael

3 comentários:

u_mad_bro disse...

venho aqui dizer, que o senhor Bruno Oliveira para além de um pessimo escritor é claramente das pessoas menos isentas a nivel clubistico que partilham desta nossa paixao pelo futebol. Recomendo assim vivamente o seu despedimento.

Um abraço

Gonçalo Pinto

Tiagomfc disse...

caro Gonçalo, suponho que isso seja tudo azia...
No quê que ele não foi isento?
Ao dizer que o Sporting dominou o jogo todo e que obrigou o Nacional a recuar no terreno?
Se é disso que está a falar o senhor com toda a certeza nao viu o jogo para estar a dizer o contrario.
Da minha parte considero que o Bruno tem feito um excelente trabalho no blog, é verdade que tem alguns erros no seu texto, mas gostava de saber quantos erros cometiria voce num texto deste tamanho.
na minha opiniao foi uma boa analise e a mais correcta sobre o jogo e em relação à proposta do seu despedimento, obviamente que eu não a irei aceitar, pois nao concordo com o seu comentario.

cumprimentos

Bruno Oliveira disse...

looooooooooool. madcat agora ja podes casar... faz o que o liedson diz, e cala te :) abraço