domingo, 24 de janeiro de 2010

Benfica vence Rio Ave 2-1 e segue para as Meias Finais




O Benfica, detentor do troféu, apurou-se este domingo para as meias-finais da Taça da Liga, ao vencer no terreno do Rio Ave, por 2-1, mostrando melhores argumentos e mais ambição.



O Rio Ave, sempre muito retraído, ainda chegou assustar, empatando de grande penalidade, depois de um golo inicial de Carlos Martins, mas a um quarto de hora do final, Di Maria colocou o Benfica na fase seguinte, como primeiro classificado do grupo C, com sete pontos.

Os "encarnados" até entraram no desafio com alguns cuidados, mas não demoraram a manietar um Rio Ave demasiado tímido nos instantes iniciais, sem disfarçar a ausência do lesionado João Tomás, referência ofensiva da equipa.

Perante um Benfica com os seus melhores trunfos – Aimar regressou e o único poupado foi mesmo Ramires, que ficou no banco – faltou aos donos do terreno acutilância no ataque, com 4x4x2 apresentado por Carlos Brito a revelar-se pouco ambicioso.

Por isso, não surpreendeu que as primeiras oportunidades perigo pertencessem aos visitantes. Primeiro num lance gizado por Luisão que Saviola desperdiçou e depois num remate atrevido de Cardozo.

Os nortenhos só reagiram à passagem do minuto 37, num remate de Chidi, mas onde foi evidente a falta de espontaneidade dos da casa no capítulo da finalização.

No regresso para o segundo tempo, o Benfica confirmou o ascendente, e tal como o fez há 15 dias, no desafio para o campeonato disputado neste mesmo recinto, conseguiu chegar à vantagem nos minutos iniciais.

Carlos Martins, com remate colocado à entrada da área, deu o melhor seguimento a uma assistência de Cardozo, assinado o 1-0, aos 49 minutos.

O Rio Ave não esmoreceu com golo sofrido e, cinco minutos depois, restabeleceu à igualdade, na sequência de uma grande penalidade a castigar falta de David Luiz sobre Tarantini. Na cobrança do castigo Bruno Gama relançou o jogo.

Nesta altura, e perante a conjugação de resultados nos outros estádios, o Benfica estava de fora da competição. Percebendo isso, Jorge Jesus lançou o estreante Kardec para o ataque, intensificando a enorme pressão sobre os anfitriões.

O decisivo momento do jogo acabou por surgir ao minuto 75, quando Chidi frente a Moreira desperdiçou a vantagem para sua equipa. No contra-ataque seguinte, Di Maria deu lição de eficácia ao nigeriano do Rio Ave, apontando, na cara de Mora, o 2-1 que acabou por colocar o Benfica nas meias-finais da Taça da Liga.

O 3-1 sõ não surgiu pouco depois porque Kardec, no mesmo lance, atirou duas vezes ao poste direito da baliza de Mora.

Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Carlos Martins, 49 minutos.
1-1, Bruno Gama, 54 (grande penalidade).
1-2, Di Maria, 76.

Equipas:

Rio Ave: Mora, José Gomes (Evandro, 86), Gaspar, Fábio Faria, Sílvio, André Vilas Boas, Tarantini, Vítor Gomes (Vítor Gomes, 68), Adriano (Sindei 77), Bruno Gama e Chidi.
(Suplentes: Trigueira, Ricardo Chaves, Evandro, Jeferson, Wesllem, Sidnei e Wires).

Benfica: Moreira, Maxi Pereira, Luísão, David Luiz, Fábio Coentrão, Javi Garcia, Carlos Martins, Pablo Aimar (Kardec, 63), Di Maria, Cardozo (Eder Luís, 90) e Saviola (Ramires, 77).
(Suplentes: Quim, Ruben Amorim, Ramires, Nuno Gomes, Miguel Vítor, Kardec e Eder Luiz).

Árbitro: Cosme Machado(Braga).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para David Luiz (53), Fábio Coentrão (55), José Gomes (65), Carlos Martins (90), André Vilas Boas (90+3).

Assistência: 7500 espectadores

Sem comentários: