domingo, 10 de janeiro de 2010

Leão estreia novas garras em vitória sofrida






Quando comecei a escrever este artigo ou post, (ou como o Anónimo o quiser chamar quando o comentar ), estava a ler o Record Online, e leio uma frase que fez com que não resistisse fazer o meu primeiro " copy - paste " aqui : " ... . Quem joga para empatar, normalmente... perde " de Manuel Fernandes, na sua antevisão ao jogo da sua equipa amanhã. O contexto é outro, obviamente, mas acho que assenta bem ao que José "Autocarro" Mota tirou deste jogo.

Foi uma autêntica parede, que José Mota colocou à frente da baliza da sua equipa. Jogando num 4x5x1, o treinador nortenho, tentou estancar a fluidez ofensiva leonina. O que é facto, é que esteve praticamente a consegui-lo.

Hoje o Sporting foi melhor, devido à qualidade dos seus jogadores, que é bem superior aos do Leixões, mas também a certas mudanças na abordagem atacante do Sporting.
Com a novidade João Pereira a fazer todo o corredor direito, Izmailov teve maior liberdade nas acçoes de meio campo, não se preocupando minimamente com tarefas defensivas. Foram incontáveis as oportunidades de golo elaboradas pelo russo. Do outro lado encontrava - se Vukcevic, que mesmo não tão bem quanto o ex - Lokomotiv, conseguiu contudo, criar algumas situações de perigo junto da baliza de Diego. Pelo meio João Moutinho esteve consistente tanto no apoio ao ataque, como na ajuda a Adrien, quando foi necessário.

Rui Patrício, esteve fantástico neste jogo, com duas grandes intervenções: uma a remate de Seabra no primeiro tempo, o único do Leixões do jogo (?), e outra numa tentativa de alívio para canto de Sinama - Pongolle de cabeça, à qual o jovem guardião responde com uma intervenção do outro mundo.

Na defesa, tudo muito consistente, graças também, à pouca manobra ofensiva do Leixões, que até deu para Grimi subir quase sempre todas as jogadas ofensivas pelo lado esquerdo, juntamente com João Pereira pelo outro lado. Carriço e Tonel, foram competentes tanto a defender, como este último, também a atacar, marcando o golo da vitória aos 83' . O defesa central, já conseguiu mais golos esta época que Hélder Postiga que continua divorciado dos golos, estando também desastrado no aspecto técnico, em termos de passes para os colegas.
O ponta de lança Saleiro, mais apagado do que no jogo para a taça da liga frente ao Braga, esteve mesmo assim regular.

Carlos Carvalhal, esteve bem :
Preferiu colocar Vukcevic no lugar do castigado Miguel Veloso, em detrimento de Matias Fernandez, o que fez com que o desenho táctico, tivesse sido o mesmo, assim como as posições dos jogadores, mantendo Moutinho no meio, e Izmailov descaido para a direita, num 4x1x3x2, que já vem sendo habitual.

As substituições, como o resultado não era favorável, foram obvias e eficázes.
Sinama - Pongolle ( 59' , por Postiga ), apesar de ter estado discreto, num jogo em que não era fácil de entrar, fez o suficiente para dar mais movimento na frente de ataque que ainda ficou mais activa, quando o timoneiro leonino lançou Matias Fernandez por Adrien, dispensando o trinco, por um médio mais dinâmico e mais incisivo.
A outra alteração, foi já aos 92' , com a entrada de Peireinha por Vukcevic, já com o resultado em 1 - 0.


Por seu lado o Leixões jogou em 4x5x1, com Pouga sozinho na frente, muito desamparado.
A defesa esteve bem, contudo, foi no seu guarda redes Diego, que residiu a maior parte da resistência durante o desafio. O guarda redes de Matosinhos, fez um punhado de magníficas intervenções, o que a juntar a alguma ineficácia dos elementos do Sporting, fez com que fosse o melhor da sua equipa. Só um golo de Tonel com uma cabeçada colocando a bola, onde a " coruja faz o ninho ", bateu o nº 25 do Leixões.
Os médios estiveram bem nas coberturas e nas marcações, com destaque para Seabra, a rubricar uma excelente exibição, não só pelo perigoso remate que fez na primeira parte, mas também pelo trabalho árduo de meio campo que executou com excelência. Gallo prejudicou a sua equipa, ao ser bem expulso por volta dos 80' o que fez com que no final do jogo, a sua equipa ficasse mais frágil, precisamente no momento em que o Sporting já arriscava tudo.

Nas substituições, José Mota nada alterou na estrutura da sua equipa. Apenas quando Gallo foi expulso, tirou o ponta de lança Pouga para compensar a defesa com Antunes, no lado esquerdo. As restantes alterações foi para refrescar o meio campo.








O árbitro foi Paulo Baptista com as suas novas insígnias da FIFA, e fez uma arbitragem decente.


Ficha técnica:

Data: 09/01/2010
Estádio: Jose Alvalade XXI (Lisboa)
Jornada: 15ª jornada
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)
Auxiliares: Jose Braga e Luis Tavares
4º árbitro: Jose Gomes

Resultado final : Sporting 1 ( Tonel 83' ) vs Leixões 0


Sporting : Rui Patrício, João Pereira, Carriço, Tonel e Grimi; Adrien Silva ( Matias Fernandez 77' ), João Moutinho, Simon Vukcevic ( Pereirinha 92' ) e Marat Izmailov, Carlos Saleiro e Hélder Postiga ( Sinama - Pongolle 59' ).

Não Utilizados : Tiago, Polga, Abel e Yannick Djaló.



Leixões : Diego, Jean Sonny, Tucker, Trombetta e Gallo; Fernando Alexandre, Seabra ( Didi 85' ), Fábio Espinho, Hugo Morais e Léo ( Zé Manuel 59' ); Pouga ( Antunes 80' ).

Não utilizados : Fonseca, Paulo Tavares, Cauê e Braga.



Acção disciplinar : Cartão amarelo a : Gallo aos 63' e 69' e a Fábio Espinho aos 77'. Cartão vermelho a : Gallo aos 69'.


Melhor em campo do Sporting : João Pereira

Melhor em campo do Leixões : Diego

Sem comentários: