quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sporting a um pequeno passo das meias - finais




Realizou - se na cidade do Lis, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, num relvado grotesco no mínimo, o jogo da 2a jornada do Grupo B da Carlsberg Cup entre a União de Leiria e o Sporting, em que a equipa forasteira acabou por vencer por 1-2.

O jogo foi interessante de se seguir, com o Sporting a ter o domínio da primeira parte, conseguindo a vantagem de dois golos com alguma naturalidade. Por sua vez, a União de Leiria, teve uma clara ascensão em termos de atitude perante o jogo na segunda metade, e conseguiu dar uma excelente réplica à equipa comandada por Carlos Carvalhal.


O Sporting, que apresentou praticamente o mesmo onze que jogou contra o Leixões para a Liga Sagres, substituindo apenas Miguel Veloso por Vukcevic na esquerda, colocou - se em vantagem aos 15', através de uma finalização de cabeça (!) de João Pereira, após remate de Izmailov defendido por Hélder Godinho. O ex - Sporting de Braga, fez mais uma grande exibição no jogo desta noite.

O Leiria reagiu por impulso e esteve muito perto de marcar na sequência de um cruzamento de Ronny, mas Tiago Luiz falhou a cabeçada e, na recarga de Cássio, Carriço salvou sobre a linha de golo.
A reacção do Leiria esbarrou, no entanto, perante o jogo mais sereno do Sporting que conseguia ter mais tempo de posse de bola e voltava a aproximar-se com perigo da baliza do Leiria.
Depois de uma curta interrupção, provocada por painéis publicitários que, empurrados pelo vento, invadiram o relvado, o Sporting ampliou a vantagem aos 35' por Miguel Veloso, através de um lance de bola parada, aumentando assim a contagem para 0-2, perante uma União de Leiria completamente apática.

O Sporting tal como tinha feito no passado fim - de - semana frente ao Leixões, mostrou no primeiro tempo, uma grande fluidez atacante, especialmente pelo lado direito, com excelentes movimentações de João Pereira e Izmailov, numa tática acente num 4x1x3x2, que já vem sendo típico na equipa de Cavalhal desde o jogo com a Naval.

Quanto ao 2º tempo, a União de Leiria coloca Carlão por Tiago Luís, e ganhou assim, mais poder de choque na frente de ataque ganhando várias bolas aos centrais leoninos começando a criar mais perigo.
Mas foi a partir do minuto 60' com a entrada de Silas ( que entrou muito bem no jogo ) por Elias, e alterando a tática de um 4x4x2 para um 3x4x1x2, que a equipa de Lito Vidigal conseguiu ter várias oportunidades de golo, conseguindo mesmo marcar ao minuto 70', através de um golo de Carlão.

Nesta segunda metade e até ao minuto 80 ', o ascendente foi claramente do Leira, que com um meio campo de 5 elementos, sendo Silas o pivot ofensivo, e o jovem André Santos o pivot defensivo; dominou o quarteto de 4 elementos leoninos, e nem mesmo Vukcevic que entretanto substituiu Miguel Veloso, conseguiu alterar o rumo dos acontecimentos, com a equipa da casa a conseguir acercar - se da baliza de Rui Patrício com certa facilidade.

Com a entrada de Yanick Djaló aos 69' por Postiga ( novamente sem marcar! ), o Sporting ganhou mais rapidez no ataque, e teve nos pés do jogador formado no Sporting uma boa ocasião para "matar" o jogo. Yanick conseguiu em 5' o que Postiga não conseguiu em 70'. ou seja... uma oportunidade de golo.
A partir dos 80' o Leiria jogou mais com o "coração do que com a cabeça", tentando chegar ao golo a todo o custo, porém sem sucesso, já que nesse periodo falhou demasiados passes e atacava sem qualquer conexão entre os sectores.

Houve ainda tempo para uma excelente jogada de Matias Fernandez, que ofereceu o golo a Saleiro, mas este com um remate de calcanhar permitiu ao defesa leiriense salvar o golo em cima da linha de baliza.

O jogo terminou pouco tempo depois, com o resultado de 1 - 2 a favor do Sporting, que soma assim 6 pontos no grupo, ficando a um pequeno passo de se apurar para as meias finais da competição.
Na próxima jornada, o clube de Lisboa joga frente ao Trofense da Liga Vitális, que está em 2º do grupo com 4 pontos, fruto da sua vitória surpreendente frente ao Braga.
Quanto ao Leiria, encontra - se numa situação extremamente delicada na Carlsberg Cup somando apenas 1 ponto, e joga na próxima jornada com o líder da Liga Sagres, já eliminado desta competição devido às suas 2 derrotas. Só uma conjuntura milagrosa de resultados na última ronda, poderá apurar a equipa da zona centro do país, como melhor segunda classificada e consequente apuramento para a meia final da competição.





Grupo B

1 Sporting 6 pontos

2 Trofense 4

3 U. Leiria 1

4 Sp. Braga 0



Próxima Jornada

Trofense vs Sporting

Braga vs Leiria









Artur Soares Dias fez uma arbitragem mediana neste jogo, não havendo erros de maior, provando por isso que pelo menos no Magalhães Pessoa, não existem catedrais.



Ficha técnica.

Carlsberg Cup

U. LEIRIA 1 ( Carlão [ 70' ] ) - SPORTING 2 ( João Pereira [ 15' ], Miguel Veloso [ 35' ] )
Estádio Dr. Magalhães Pessoa, Leiria
Hora: 21:15
Árbitro: Artur Soares Dias ( Porto )



União de Leiria : Hélder Godinho, Bruno Miguel, Paulo Vinícius, Diego Gaúcho e Ronny, Elias ( Silas 59' ), Pateiro, André Santos e Pedro Cervantes (Vítor Moreno 74' ), Tiago Luís ( Carlão 45' ) e Cássio.

Suplentes não utilizados : Michael, Patrick, Hugo Gomes e Rúben Brígido.

Treinador : Lito Vidigal



Sporting Clube de Portugal : Rui Patrício, João Pereira, Daniel Carriço, Tonel e Grimi, Adrien, João Moutinho, Izmailov ( Matias Fernandez 92' ) e Miguel Veloso ( Vukcevic 64' ), Hélder Postiga ( Yanick Djaló 69' ) e Saleiro.

Suplentes não utilizados : Ricardo Baptista, Polga, Caneira e Pereirinha.

Treinador : Carlos Carvalhal


Cartão Amarelo : Ronny ( 35' ), Cássio ( 43' ) e Paulo Vínicius ( 77' ) pela União de Leiria e Miguel Veloso ( 45' ), Daniel Carriço ( 77' ) e Tonel ( 85' ) pelo Sporting.


Melhor em campo do Leiria : André Santos

Melhor em campo do Sporting : João Pereira

1 comentário:

Bernardo disse...

Bruno como também com guerreiro do minho gosto muito dos teus textos e doute os parabens por isso.Eu tenho um blog:
noticiaseofutebolportugues.blogspot.com
Se quiseres contribuir para o mesmo avisame para o mail seguinte:
noticiaseofutebolportugues@hotmail.com
Gostaria muito.
Obrigado