quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Bola no Chão:A antevisão da nova época

Nesta edição da rúbrica Bola no Chão entrevistámos o autor da mesma, de forma a analisar a temporada prestes a começar, com a análise da pré-epoca, expectativas para o campeonato nacional e o mercado.
Fique então com as respostas de Ricardo Costa às perguntas colocadas pelo Jornaleiro Desportivo:
1-Qual a equipa que se preparou melhor nesta pré-época?
É relativo. As pré-épocas servem precisamente para conhecer, introduzir e adaptar os jogadores. Trata-se de um novo ano, todos começando do zero, que é preciso ser bem atacado. Há uma frase-feita, que os treinadores gostam, onde se defende que o resultado nem é o mais importante. Por isso, esperemos para ver.

2-Quem se encontra em melhor forma para atacar o título?
O Benfica. É de lógica dizer-se que, por ter sido o campeão, parte na "pole-position". E mais: o Benfica ganhou no ano passado com muito mérito, conseguindo uma extraordinária dinâmica e uma grande empatia com os adeptos. Perdeu Di María, aquele que considero o melhor jogador do último campeonato, e, por opção do clube, o guarda-redes Quim. Mas parece-me que se reforçou bem, mantém a estrutura, o treinador e terá todas as condições para estabilizar no topo, algo que não consegue há várias temporadas. Os outros dois crónicos candidatos, FC Porto e Sporting, têm de mudar em relação ao ano passado e fazer bem melhor. Quanto ao Sp.Braga, a surpresa, estou curioso para perceber se conseguirá manter-se junto dos "grandes".

3-O Benfica mesmo perdendo algumas peças fundamentais conseguirá manter a forma do ano anterior?
Para mim, é o principal candidato ao título. Se da mesma forma, conseguindo ser uma bela equipa com bons jogos e resultados condizentes, não sei. Nenhum campeonato é igual mas penso que, à partida, o Benfica deste ano não será muito diferente, em termos de filosofia de jogo e de intensidade, do do ano passado.

4-O SC Braga tem condições para lutar com os três grandes pelo título? E até onde poderá chegar na "Champions"?
Crescimento, estabilidade, um passo de cada vez e uma aproximação cada vez maior ao topo: tem sido esta a fórmula do sucesso do Sp.Braga. Mesmo tendo realizado um campeonato sensacional, histórico e inédito, não creio que possua, ainda, as mesmas condições dos três 'grandes'. No ano passado foi surpresa, agora terá de se manter. A exigência é mais elevada. Perdeu jogadores importantes, como Eduardo, Evaldo ou Luis Aguiar e Hugo Viana, sendo que estes dois voltaram aos clubes a que pertecem, mas mantém o treinador e as ideias. Se tem condições para voltar a ser feliz? Tem. Na Liga dos Campeões, começou muitíssimo bem e estou convencido, a menos que algo imprevisto aconteça, que chegará ao 'playoff'. Deverá encarar um jogo de cada vez, até porque terá, por certo, um adversário forte pela frente.

5-André Villas-Boas aguentará a pressão de treinar um grande e devolver o espírito vencedor ao FC Porto?
Essa é a maior incógnita do campeonato. André Villas Boas foi uma aposta de altíssimo risco. Pode ser um golpe de asa fantástico ou um completo fracasso. O FC Porto está, nos últimos anos, habituado a ganhar o campeonato (esse é o principal objectivo). Não ganhando, é um ano fracassado. Foi isso que aconteceu em 2009 e daí que tenha havido uma ruptura. Villas Boas tem um teste de fogo. É jovem, pouco experiente, apenas começou a carreira em Outubro, mas convenceu Pinto da Costa. A mudança que se pretende levará tempo. Além disso, por aquilo que já se disse, o Benfica está um passo à frente. Neste momento há ainda o impasse em torno de Bruno Alves e Raúl Meireles, jogadores que acredito que não continuarão, até pelo que tem sido transmitido, mas que ainda não saíram. São questões que demoram, se arrastam e, pelo peso dos dois jogadores, têm influência no grupo - tal como com Fucile, salvo as devidas proporções, será, caso saia, uma baixa de peso. A contratação de João Moutinho foi, na minha opinião, uma boa jogada, ficando o meio-campo com maiores, e sobretudo melhores, opções.

6-Este é um ano decisivo para o Sporting. Irá o Sporting aproximar-se mais dos rivais ou ficar cada vez mais longe dos mesmos?
A época passada foi, para o Sporting, um verdadeiro pesadelo. Bateu forte e deixou marcas. Este é o momento de virar a página. Um dos principais problemas do ano anterior esteve, do meu ponto de vista, na preparação da época. Agora, foi feita com mais rigor, procurando impedir os erros que se pagaram caro, contratando bem. O investimento na época anterior, no Verão, foi quase nulo. Agora chegaram, sobretudo, Evaldo e Maniche, dois jogadores que me parece poderem ser importantes. Por outro lado, perdeu Moutinho e Veloso. Pela desilusão do ano anterior, o que os sportinguistas pedem, em primeiro lugar, é uma equipa aguerrida, de cabeça levantada, recuperando o estatuto perdido. Depois, claro, o Sporting é sempre candidato ao título ou, pelo menos, a dar luta. Logo se perceberá qual a verdadeira influência da temporada anterior no futuro.

7-Que equipa poderá surpreender mais esta temporada?
O campeonato português pode-se dividir em três grupos: os "grandes", as equipas que procuram juntar-se ao topo e as outras que lutam pela sobreviência tentando épocas tranquilas. Não podendo chamar-lhe surpresa, creio que equipas como Marítimo (motivado pela presença na Liga Europa e bem reforçada, conseguindo manter a linha das últimas épocas), Nacional e o Vitória de Guimarães se situarão nos primeiros lugares. As quatro primeiras posições estarão, à partida, destinadas aos "grandes" e ao Sp.Braga.

8-Que equipa se reforçou melhor?
Estamos numa fase precoce. É demasiado cedo para avaliar a verdadeira qualidade dos reforços e qual a importância que terão nas suas equipas. Em relação aos quatro primeiros, penso que aquele que estará melhor é o Benfica: apenas perdeu Di María e Quim, contratou Nicolas Gaitán, Franco Jara e Roberto. Mas é precisamente nesta troca de guarda-redes, devido aos imensos erros iniciais de Roberto, que vive atormentado pelo valor por ele pago, que importará perceber se a mudança foi ou não benéfica para o clube - até porque Quim tinha sido totalista e esteve em bom plano. Há ainda a possível saída de Ramires. Em relação a FC Porto e Sporting, pelos erros da temporada anterior, tiveram que mudar um pouco a sua filosofia no mercado, sobretudo os leões, para encontrarem novos jogadores. Destaco, no FC Porto, a contratação de João Moutinho e, em sentido oposto, as saídas, se bem que ainda não certas, de Bruno Alves, principalmente, e Raúl Meireles. No Sporting, tendo perdido o capitão e Miguel Veloso, entraram jogadores como Maniche, Evaldo ou Jaime Valdés que, na pré-época, deixaram boas indicações. O Sp.Braga, pela extraordinária campanha, viu-se obrigado a abrir mão de jogadores importantes: Eduardo, Evaldo ou Hugo Viana - Luis Aguiar poderá reentrar no plantel, num novo empréstimo. Seja como for, com os plantéis ainda em aberto, penso que nenhum deles estará muito descapitalizado relativamente ao ano passado.

9-Qual a equipa que ficará mais afectada pelas vendas dos seus jogadores?
À partida, seria expectável que o Benfica tivesse que vender alguns jogadores. Vendeu apenas Di María, até ao momento, enquanto Ramires, pelo que tem sido noticiado nos últimos dias, também poderá estar de saída. Portanto, não me parece que tenha ficado a perder com a abertura do mercado. Antes pelo contrário. O Sp.Braga, naturalmente, por ainda não ter o poder dos três "grandes", teve que vender e será, na minha opinião, o clube, dos quatro primeiros da última época, que mais afectado ficou neste Verão. O mercado tem sido também uma dor de cabeça para o FC Porto. Primeiro pela indefinição em torno do plantel que André Villas Boas terá à disposição, depois porque se poderão confirmar as saídas de dois jogadores influentes, simbólicos e capitães de equipa: Bruno Alves e Raúl Meireles. Também Fucile, um exemplo da abnegação e da raça que os adeptos querem ver na equipa, poderá sair. Este impasse, como disse no início, influenciará de alguma forma. Relativamente ao Sporting, as saídas de João Moutinho e Miguel Veloso poderão ser importantes, tudo dependerá da forma como os seus substitutos se adaptaram, mas a verdade é que o seu rendimento tinha sido, a cada temporada, menos produtivo.

10-A nível individual que jogador se poderá sobressair no campeonato?
É uma pergunta com rasteira. Candidatos téoricos há imensos: Fábio Coentrão, Óscar Cardozo, Javier Saviola, David Luiz ou Nicólas Gaitán (Benfica); Radamel Falcao, João Moutinho ou Hulk (FC Porto), Maniche ou Jaime Valdés (Sporting), tal como Alan ou Paulo César (Sp.Braga). São, no fundo, jogadores destas quatro equipas, sem dúvida as mais fortes do futebol português, que se destacarão, à semelhança da temporada anterior.

Sem comentários: