domingo, 15 de agosto de 2010

A diferença de jogar mal e ganhar de jogar mal e perder


Ambos com más exibições, mas ambos com sortes diferentes.Nesse aspecto é o FC Porto que pode sorrir, pois mesmo sem praticar uma boa exibição, conseguiu numa falha do adversário marcar o golo da vitória na conversão de uma grande penalidade por Hulk já a caminhar para o fim da partida, enquanto que na Mata Real os «leões» entraram com vontade de vencer mas o Paços ba segunda parte protagonizou uma fantástica exibição e num toque de génio de Mário Rondon, os «castores» saltaran para a liderança no marcador e de lá não sairam como vem sendo habitual num jogo entre estas duas equipas em que quem marca ganha.
A sorte ditou que o FC Porto se deslocásse à Figueira da Foz na abertura do campeonato com André Villas-Boas a estrear-se no campeonato pelo Porto e Victor Zvunka pela Naval e a primeira parte foi equilibrada, mas com os navalistas a manterem a bola bem afastada da sua baliza, crinado também algumas situações perigosas que testaram a atenção de Helton que não falhou.
Os «dragões» nunca conseguiram um dominio claro do jogo e cada vez mais cheirava a empate, surgiam oportunidades, mas não surgiam golos até que na parte final da partida, Jonathas teve a infelicidade de tocar com o braço na bola e Paulo Batista assinalou acertadamente a grande penalidade que foi convertida numa «bomba» de Hulk que encheu o pé para dar a vitória aos azuis e brancos que assim começam a Liga Zon Sagres a vencer, no entanto falta alguma atitude de campeão a esta equipa.
Já na Mata Real, num ambiente fulgurante o Sporting não cedeu à pressão e acabou derrotado a abrir o campeonato, os verde e brancos até estiveram bem na primeira parte, criando inúmeras ocasiões apenas travadas por Cássio, pela trave ou simplesmente com a bola a ir para fora.
Muito rematador este novo Sporting mas pouco concretizador e isso foi fatal, pois costuma-se dizer que quem não marca sofre e foi isso que aconteceu, após um genial toque de Rondon que Rui Patricio não defendeu (isento de culpas) com muitas responsabilidades para Nuno André Coelho que se esqueceu do avançado colombiano.

Até final o Sporting não pareceu disposto a revirar o resultado e os comandados de Rui Vitória acabaram por vencer a uma equipa ainda frágil que precisa de «comer muita sopa» para lutar pelo titulo.
Começa-se a tornar grave a ineficácia leonina, mais de 20 remates efectuados novamente mas desta vez nenhuma bola entrou, mas um avançado será contratado até final do mercado, espera-se, para resolver esta situação.
FC Porto e Sporting actuaram ambos em territórios dificeis mas os três pontos sorriram apenas aos portistas, enquanto que os lisboetas perderam na primeira jornada quinze anos depois da última derrota, na altura, nas Antas.
Amanhã destaque para o inicio da defesa do titulo do Benfica, em casa, perante a Académica de Jorge Costa.

Sem comentários: